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30 de junho de 2009

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PROJETO: " A ARCA DE NOÉ"


O projeto propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.

O trabalho pedagógico é valorizado quando os poemas são usados como intervenções pedagógicas seguidas de orientações didáticas e objetivos a serem alcançados. A escolha de A Arca de Noé, de Vinicius de Moraes, é devida à grande contribuição do livro, que reúne poemas infantis com caráter lúdico.


A partir de um projeto pedagógico, o facilitador é capaz de interagir, promover questionamentos, sugerir desafios aos educandos através de estímulos e situações-problema ou atividades elaboradas por meio dos conhecimentos prévios do aluno determinado, com a objetividade que se busca alcançar.


O aluno pode ser estimulado a participar de situações de comunicação oral por meio dos poemas, habilitando-o progressivamente a expressar desejos, necessidades, vontades e, principalmente, sentimentos, utilizando-se de gestos (mímicas) quando necessário ou solicitado, viabilizando o uso da inteligência cinestésico-corporal; enfim, permitindo, através da leitura do poema, a “brincadeira” com as palavras, reproduzindo-as verbalmente com: parlendas, trava-línguas, quadrinhos, adivinhas e canções. O CD da obra servirá como material de apoio.


A linguagem escrita pode ser incentivada quando o educando vivencia um ambiente intelectualmente estimulante, onde observa e explora o espaço com atitude de curiosidade, percebendo-se como sujeito ativo, capaz e transformador. Com uma metodologia dinâmica, o facilitador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura de história, vivenciando emoções, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação; e familiarizá-las com os diferentes gêneros de textos, auxiliando a distinguir poemas (ou histórias) de uma notícia de jornal, e viabilizando, por sua vez, a inteligência lingüística ao trabalhar receitas, jogos de palavras, poemas, quadrinhos.


As contribuições do projeto A Arca de Noé sugerem para o professor significativas propostas de trabalho em sala de aula, permitindo que o docente envolva seus educandos em situações de contínuas construções ao longo do desenvolvimento do projeto, que poderá ser de aprendizagem, empreendimento ou até mesmo de temas cíclicos. As intervenções pedagógicas permitirão, ainda ao mediador, o exercício constante da práxis pedagógica, de reflexões, busca da autonomia progressiva e a criação de possibilidades para sua produção ou sua construção.


Objetivo do Trabalho:

Promover nos educandos o apreço pela leitura, trabalhando o tema a fim de alcançar os objetivos pedagógicos desenvolvidos com base em intervenções pedagógicas inovadoras e criativas, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e sociocultural das crianças, voltados para os desafios da pesquisa e da integração, estimulando, assim, a criatividade inata do aluno por meio de uma reflexão.

Partindo desse pressuposto, quando as várias formas de conhecimento são estimuladas, todas as linguagens são sugeridas — a exemplo de leitura simbólica, leituras plásticas, músicas, pinturas, dramatizações, recontos, teatro de fantoches e colagens —, estimulando as diversas inteligências: lingüística, lógico-matemática, espacial, sonoro-musical, cinestésico-corporal, naturalista e interpessoal.

Nesse modelo de práxis pedagógica, é de extrema relevância o respeito ao processo de ensino–aprendizagem dos educandos, em que todos os sujeitos envolvidos no projeto são atores e autores do processo.


Tema: A Arca de Noé

Disciplinas: Português, Matemática, Educação Artística, Ciências e Literatura Infantil.

Temas Transversais: Meio Ambiente, Natureza e Sociedade.


Educação Infantil

Procedimentais· Construir coletivamente as combinações de convivência.·

Utilizar a leitura e a escrita tanto dirigida quanto espontânea de palavras, letras e frases relacionadas ao conto.

· Representar as músicas com auxílio do CD a partir de poemas musicados, mímicas e fantoches.

· Observar a audição de diferentes suportes lingüísticos (lendas, contos, fábulas e mitos trabalhados paralelamente).

· Confeccionar um varal de textos, mural coletivo com sucata.· Fazer apresentações teatrais com base nos “contos’’.

· Confeccionar maquetes, desenhos, sucatas e painéis.· Aplicar atividades lúdicas.

· Apresentar os personagens, suas origens e características através dos contos.

· Executar trabalhos com colagens, desenho e pintura.

· Desenvolver e experimentar atividades matemáticas (com personagens).

· Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto.

· Realizar a lecto-escrita em várias situações de interação.

· Participar de jogos e brincadeiras.


Atitudinais:

Valorizar e socializar as informações que os alunos possuem acerca do tema.

· Interessar-se pela obra, buscando novas informações relacionadas ao tema.

· Apreciar os contos e demonstrar criatividade e raciocínio lógico no reconto das histórias.

· Permitir e ampliar o conhecimento sobre o conto trabalhado.

· Valorizar a leitura e a escrita.


Conceituais· Identificar os personagens.

· Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nos contos.

· Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.

· Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.

· Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.

· Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.

· Narração e descrição dos fatos; pseudoleitura.

· Reconto de história.


Linguagem escrita: lecto-escrita, desenho, colagem, pintura, escrita espontânea.


Justificativa

A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente na obra, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil, trabalhando gradativamente traços formais relevantes, como simplicidade formal e sonoridade, contidos na maioria dos poemas abrilhantados por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira, tais como Elis Regina, Toquinho, Fagner, Tom Jobim, dentre outros.Marcus Vinicius da Cruz Mello Moraes nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Direito, na mesma cidade, em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poesias, O Caminho para a Distância. Em 1936, no Rio de Janeiro, atuou como representante do Ministério da Educação junto à censura cinematográfica. Em 1943, ingressou na carreira diplomática. Em 1958 iniciou sua participação no movimento da Bossa Nova com diversas parcerias: Baden Powell, Carlos Lira, Edu Lobo, Francis Hime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho.Em 1960, publicou o poema O Pato na antologia Poesia Brasileira para a Infância, organizada por Cassiano Nunes e Mário da Silva Brito. Em 1962, em São Paulo, foi ator do filme Pluft, o Fantasminha, de Jean Romain Lesage, baseado em peça homônima de Maria Clara Machado.Produziu, em 1970, poemas infantis, como os de A Arca de Noé; posteriormente, em 1982, em São Paulo, houve o lançamento dos discos A Arca de Noé e A Arca de Noé 2.

A obra, associada a um projeto pedagógico que viabilize a troca de experiências e possibilidades de novas construções, permitirá aos educandos e ao mediador que se assumam epistemologicamente curiosos.Metodologia e procedimentos· Levantamentos dos conhecimentos prévios, estabelecendo um paralelo entre o conhecimento formal de maneira contextualizada, desafiando o aluno a pensar sobre o vivenciado.


· Produções coletivas e individuais de diferentes textos.

· Interpretação de diferentes linguagens.

· Ampliação do vocabulário oral e escrito.

· Registro escrito respeitando o nível de aquisição da escrita.

· Construção participativa das combinações de convivência.

· Apreciação de diferentes suportes lingüísticos: mitos, lendas, contos, fábulas.


Atividades· Dinâmica de grupo.

· Pesquisa.· Jogos diversos com os personagens (de memória, escrita das letras do alfabeto, imagens e palavras).

· Atividades matemáticas.· Desenhos dirigidos e espontâneos.

· Observação realizada através de situações-problema, seguida de relatório.

· Dobraduras.

· Máscaras, fantoches e dedoches.

· Músicas.

· Pinturas.

· Listagens.

· Dramatizações.

· Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.

· Escrita espontânea.

· Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.

· Mímicas.

· Seqüência de figuras.

· Colagem.

· Informativos

· Aulas externas.

· Baralhos criativos.


Materiais didáticos/recursos·

CDs.

· Televisão/filmes.

· Sucatas.

· Internet/softwares.

· Tintas.

· Máquina fotográfica.


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