Imagens Presentes Musicas Textos Atividades Obrigada pela Visita!!

14 de julho de 2009

5

Trabalhando na Educação Especial

Há tempos estou na área da Educação, mas somente em 2005 passei realmente a me dedicar à Educação Especial.
O princípio não foi fácil, pois como ocorre com a maioria das pessoas a insegurança me apavorou! Como lidar com aqueles anjos de forma a trazer o bem, o desenvolvimento e o crescimento deles?
E aos poucos pude verificar que era tão fácil, que na verdade somente a prática é que nos levaria ao sucesso.
Sim, NOS LEVARIA, pois esse é um trabalho desenvolvido não pelo professor, é desenvolvido principalmente pela alma e potencialidade dos ditos: Portadores de Necessidades Especiais!
Pude comprovar ao longo desses anos que a diferença na educação do aluno com necessidades especiais são: o AMOR, a DEDICAÇÃO e principalmente acreditar que esses seres SÃO CAPAZES como qualquer outro ser; apenas o seu tempo é diferente dos demais!
Não há receita pronta, não há manual para trabalhar com a aprendizagem dos que possuem necessidades especiais, pois cada um é ÚNICO.
Mesmo numa classe com turma reduzida ( de 6 a 10 alunos), não se pode preparar uma aula acreditando que a mesma atividade será desenvolvida igualmente por todos. Cada qual tem seu grau de cognição, sua habilidade, seu capricho, sua maneira de compreender o que está sendo construído.
Sou muito feliz e me realizo cada dia mais em trabalhar com meus alunos Deficientes Intelectuais!
Tenho prazer em pesquisar, em preparar as aulas e elaborar atividades para eles; e sempre acho que fiz pouco, que deveria ter mais tempo para pesquisar, para confeccionar jogos, brincadeiras, materiais para que pudesse estimular o que está adormecido ou pouco "cutucado"!
Meus lemas: "TRABALHAR COM A CAPACIDADE E JAMAIS COM OS LIMITES!"
"TRABALHAR SEMPRE BUSCANDO ULTRAPASSAR O QUE FOI O LIMITE DE ONTEM!"
com carinho,
Vivi
...Se não posso, de um lado, estimular sonhos impossíveis. Não devo, de outro lado, negar a quem sonha o direito de sonhar... ( Paulo Freire)


5 comentários:

Anônimo disse...

Acredite que tudo pode acontecer
quando desejamos do fundo do coração.
Da bíblia temos que:
Tudo posso naquele que me fortalece".
Tudo e não algumas coisas!
Uma abençoada sema amiga .
Estou feliz por estar de volta amada.
www.fonte-amor.zip.net

selma disse...

Amiga fiquei feliz com sua visita.Amei os mimos,estou levando o link também,ta?Aqui está lindo!!!Parabéns!Beijos ,linda semana.mariaselmadr.blogspot.com

Rosária Mendes disse...

olá navegando por ai viemos parar aqui adorei seu cantinho parabéns!

Anônimo disse...

Que a vida te seja sempre sorridente !
Lembra-te que sempre que sorrires se apaga uma tristeza e se acende uma esperança !
Uma linda quarta na paz de Jesus Obs.Leia meu pote de hoje estou muito feliz.
www.fonte-amor.zip.net

Unknown disse...

Olá Vivi,estou divulgando meu Blog
O seu Blog é lindo,quando poder da uma pasinha no meu e escolhe um dos meus Award.
Beijocas
doralins

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo