29 de outubro de 2009

0

COMEMORANDO O HALLOWEEN



“Doces ou travessura” não é a única diversão para as crianças no Halloween. Se você acha que não é muito seguro deixar seus filhos pela vizinhança, programe a diversão dentro de casa. Veja algumas dicas para “assombrar” o fim de semana.



Contação de histórias

O tema não poderia ser outro: medo. Junte os amigos do seu filho e escolha histórias de assustar, com muito fantasma, monstro, lobo, escuro...Algumas sugestões são O Gato e o Escuro (Cia das Letrinhas), de Mia Couto; Chapeuzinho Amarelo (Ed. José Olympio), de Chico Buarque; e a série Quem tem Medo (Global Editora), de Ruth Rocha e ilustrações de Mariana Massarani. Entre os temas, medo de cachorro, de monstro, de trovão etc.

QUE TAL FAZER UMA TORTA PARA A CRIANÇADA??
A partir de sábado (31 de outubro), as bruxas estarão à solta. Pois é quando se comemora o Halloween, festa tradicional nos Estados Unidos, na Inglaterra e no Canadá (aqui, geralmente festejada pelas escolas de inglês).

No entanto, mesmo que a festa não seja tão tradicional no Brasil, o dia das bruxas é uma delícia para as crianças - afinal, qual delas não gosta de se fantasiar, tomar sustos e comer muitos doces? E saiba que uma festa cheia de decoração e fantasias não precisa ser sinônimo de desperdício de material. Você pode deixar a sua casa com o clima da festa e fantasiar seus filhos com peças reaproveitadas. Veja como fazer isso - é mais simples do que você pensa.


1.Para a fantasia, a regra principal é vestir a criançada com roupas que elas já tenham no armário. Escolha camisetas roxas, laranjas, pretas e faça apliques em forma abóbora, aranha, caveira...vale usar tinta para tecido, cola colorida ou apliques que você pode fazer com feltro ou sobras de outro tecido;

2.Uma fantasia bem simples é a de fantasma. Basta pegar aquele lençol meio velho, que você não usa mais;

3.O chapéu da bruxa pode ser feito de jornal (e depois pintado com tinta guache);

4.A sacola em que as crianças vão guardar os doces não precisa ser de plástico. Faça uma de papelão ou reaproveite um tecido que você tenha em casa; que tal aproveitar um de cor laranja e fazer em forma de abóbora?

5.Em vez de abóboras de plástico para a decoração, invista nas reais. Chame as crianças para ajudar você a desenhar a careta na abóbora. Em primeiro lugar, corte o topo (de um tamanho suficiente para caber sua mão) e retire toda a polpa e as sementes; então, desenhe o "rosto" com uma caneta e o recorte com uma faca (não faça a boca e os olhos muito pequenos para não quebrar);

6.Que tal colocar papel celofane (ou tecido colorido) nas luminárias? Roxo ou laranja são as cores mais tradicionais para a data;

7.Você também pode fazer bandeirinhas (em papel de seda) em formato de fantasma ou morcego e decorar seu quintal. Outra sugestão: aproveite abóboras de tamanhos diferentes e também espalhe algumas pela casa;

8.Depois da festa, não jogue as abóboras fora. Há receitas de salgados e doces que você pode preparar. Além de gostoso, o vegetal é rico em betacaroteno, que é transformado em vitamina A pelo nosso organismo e protege contra vários tipos de câncer. Confira algumas receitas de salgados.



Torta de Halloween (por Casinha da Árvore)


Massa:
6 colheres (sopa) de margarina

2 e ½ (chá) de farinha integral

água

Recheio:

1 colher (sopa) de cebolinha verde picada

2 colheres (sopa) de salsinha picada

3 colheres (sopa) de queijo ralado

1 xícara (chá) de ricota

400 gramas de abóbora moranga cozida

1 cebola em rodelas

2 ovos

azeite


Para preparar a massa:
Misture a farinha integral e a margarina com as mãos, até obter uma farofa. Junte a água aos poucos até dar liga à massa. Depois, espalhando a massa com as mãos, forre o fundo e os lados de uma travessa refratária untada. É importante furar toda a superfície com um garfo e depois levar ao forno por cerca de 20 minutos. É hora de adicionar o recheio, salpicar queijo ralado e levar a torta ao forno alto até o recheio secar.

Para o recheio:

Em uma panela, aquecer 1 colher (sopa) de azeite e dourar a cebola. Juntar a abóbora, a ricota e mexer bem. Depois, adicionar os ovos e continuar mexendo. Por último adicionar a salsinha, cebolinha. Reservar.


Créditos http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/

Nenhum comentário:

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo