27 de janeiro de 2011

1

PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL

Devido os pedidos estou postando planejamentos da Educação Infantil, os retirei do

                                                     Blog Educa já
Fonte: COPEDIN


MATERNAL

LÍNGUA PORTUGUESA


I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Falar e Escutar
- Fonemas de A a E.

1 – Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.
2 – Reconhecimento do próprio nome.
3 – Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.
4 – Práticas de Escrita.
 – Participa de situações cotidianas nas quais o educador utiliza a escrita de maneira contextualizada.
5 – Práticas de Leitura.
 – Participa de diferentes situações de leituras de gêneros propostos pelos adultos como contos, poemas, canções etc..

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Falar e Escutar
 – Expressa desejos vontades, necessidades e sentimentos nas diversas situações de interação presentes no cotidiano utilizando a oralidade.

2 – Prática de escrita
Expressa suas idéias através de desenho.

3 – Práticas de Leitura – Fonemas de E a J
Reconhece os fonemas estudados no próprio nome.



III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Falar e Escutar
 Conhece e participa de jogos verbais como fábulas, parlendas, canções e lendas.

2 – Prática de Escrita
 Participa de situações cotidianas e da rotina escolar.

3 – Prática de Leitura. – Fonemas de J a Q
Conhece os fonemas propostos para ampliação do seu vocabulário.



IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Falar e Escutar
 Conhece e participa de jogos verbais, adivinhações, contos clássicos, canções e fábulas..

2- Práticas de Leitura
 Interpreta gravuras de obras de arte.

3 – Fonema R a Z
 Conhece os fonemas propostos para ampliação de seu vocabulário.

4 – Prática de Escrita
 Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes próprios.

MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Número e Sistema deNumeração.

2 – Conhece os numerais no contexto diário.

3 – Grandeza e Medidas 2 – Induz as noções de medida de comprimento.

4 – Espaço e forma 3 – Representa posições de pessoas e objetos, utilizando vocabulário

pertinente nos jogos e brincadeiras.



II UNIDADE – (abril/junho)



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Número e Sistema de Numeração.

2 – Utiliza a contagem oral nas brincadeiras, jogos e músicas, junto ao educador e nos diversos contextos do seu cotidiano.

3 – Grandezas e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.

4 – Espaço e Forma 3 – Identifica pontos de referência para situa-se e deslocar-se no espaço.

5 – Introdução à geometria: quadrado, retângulo.

6 – Reconhece as figuras geométricas percebendo e comparando-as ao meio ambiente.

7 – Cores primárias: vermelho,amarelo e azul.

8 – Percebe a harmonização das cores identificando-as no mundo que o cerca.

9 – Conceitos básicos:amargo x salgado; azedo x doce; quente x frio; grosso x fino.

10– Utiliza os conceitos matemáticos aprendidos para comunicar-se e resolver problemas no seu cotidiano.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Número e Sistema de Numeração.

2 – Constrói as primeiras idéias sobre quantidade.

3 – Grandeza e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.

4 – Linhas ,retas, curvas e gregas. 3 – Explora noções de medidas de comprimento e tempo por meio da utilização de medidas convencionais e não-convencionais. – Reconhece as diversas representações de linhas.

5 – Espaço e Forma: junto/separado

6 – Representa posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações do seu contexto.

7 – Conceitos básicos: Pequeno x grande; alto x baixo; largo x estreito.

8 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza.

9 – Cores secundárias: branco, preto, verde, laranja, azul-claro e rosa.

10 – Conhece as cores secundárias no meio ambiente.



IV UNIDADE – (setembro/novembro)



CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Número e Sistema de Numeração. – Quantidade

2 – Utiliza- se da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. – Identifica o número (quantidade).

3 – Introdução à geometria: círculo e triângulo.

4 – Utiliza registros orais e escritos para comunicação diferenciação de formas.

5 – Linhas mistas e sinuosas. 3 – Reconhece linhas mistas e sinuosas. – Identifica figuras geométricas percebendo e comparando-as entre objetos no seu cotidiano.

6 – Cores Secundárias: lilás, marrom, cinza

7 – Identifica cores secundárias no meio ambiente. – Diferencia cores no seu cotidiano.

8 – Conceitos básicos: Gordo x magro; cheio x vazio; amargo x doce; azedo x salgado.

9 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza. – amplia progressivamente sua percepção comparando sabores, tamanhos, espessuras e formas variadas.



NATUREZA E SOCIEDADE



I UNIDADE – fevereiro/abril



CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:



1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. A criança, a escola, a família,

casa.

História do nome,

2 – Participa de atividades que envolvem brincadeiras e canções que dizem respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

- Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição da instituição escolar.

3 – Os lugares e suas paisagens:

4 – Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente..

5 – Cooperativismo – Reconhece o valor da cooperação para o bem comum, buscando colaborar

com a organização do ambiente, auxílio dos colegas e professores nas atividades cotidianas.

6 – Datas comemorativas:

- Carnaval.

- Dia Internacional da Mulher

- Dia do Palhaço

- Dia do Circo

- Dia do Índio

7 – Identifica as datas comemorativas como manifestações culturais, reconhecendo sua influência no modo de vida das pessoas.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Objetos e processos de transformação.

2 – Conhece algumas propriedades de objetos. – Cuida dos objetos no uso cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes.

3 – Os seres vivos:

- Estudo do corpo

- Grande divisão do corpo

- Evolução humana diferença de gênero.

4 – Percebe a necessidade dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma geral.

- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem- estar individual e coletivo.

5 – Meio Ambiente:

- Reciclagem e coleta seletiva

- Espaço e mundo

- Criação do sistema solar.

- Movimento de rotação, erosão e desmatamento.

6 – Percebe a importância da participação individual e coletiva na proteção do meio ambiente.

7 – Datas Comemorativas:

- Dia das Mães

- Dia do Trabalho;

- Dia do Meio Ambiente

- São João

8 – Participa e envolve-se com entusiasmo nos eventos realizados nas datas comemorativas.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. (Profissões)

2 – Reconhece os vários tipos e características e importância das profissões.

3 – Meios de Transportes; Semana do trânsito.

4- Identifica os principais meios de transporte e suas utilidades. – Percebe a necessidade de obedecer às leis de trânsito.

5 – Água

- Solo

- Ar

6 – Identifica alguns lugares onde encontramos a água.

- Reconhece os diferentes tipos de solo.

- Percebe a existência do ar e sua importância.

7 – Datas comemorativas

- Dia do Amigo

- Folclore

- Dia do Soldado

8 – Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

- Dia dos Pais

- Dia do estudante

- Dia da Vovó



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Objetos e processos de transformação.

2 – Conhece algumas propriedades de alimento e plantas.

3 – Seres vivos

- Animais: vertebrados e invertebrados.

- Classificação dos animais vertebrados; domésticos e selvagens; úteis e nocivos.

4 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.

5 – Meios de Comunicação – Identifica os principais meios de comunicação e sua utilidade.

6 – Datas Comemorativas

- Dia das Crianças

- Dia da Primavera

- Dia da Árvore

- Dia da Consciência Negra

- Natal

7 – Valoriza as festas populares do seu país, participando e identificando-se com seus costumes e tradições.



EDUCAÇÃO FÍSICA

I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Acolhimento. – Exame biométrico (1º semestre)

- Jogos de Apresentação

- Jogos de baixa organização

- Jogos de corridas variadas

- Jogos de linha

- Jogos em círculos

- Jogos de interpretação

2 – Apresenta adaptação ao meio escolar percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço e do outro como ser, na coletividade incluindo coleguinhas, professoras, auxiliares e funcionários.

- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (altura, envergadura e peso), de acordo com OMS.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu seguintes as habilidades:

1 – Atividades de postura e locomoção.

- Diferentes formas de locomoção (sobre formas geométricas).

- Locomoção em superfície íngremes/planas, alta/baixa, larga/estreita.

- Locomoção trabalhando equilíbrio..

2 – Apresenta conhecimento sobre algumas formas geométricas e os diferentes deslocamentos sobre os mesmos nas diferentes formas de andar em superfícies planas/íngremes, larga/estreita, alta/baixa.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Jogos de percepção e estimulação dos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato).

2 – Apresentar paladar, audição, tato e visão desenvolvidos, dentro dos limites de sua faixa etária. Capaz de diferenciar sabores, texturas, sons e desejos, respectivamente.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Exame biométrico Exercícios de deslocamento na água para o estilo crawl – natação.

2 – Apresenta adaptação ao meio liquido, bem como deslocamento compatível com sua faixa etária.

- Desenvolve movimentos próprios das habilidades propostas pela natação cem como mecanismos de respiração mai coleta das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.



LÍNGUA INGLESA


I UNIDADE – fevereiro/abril



As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança entra em

contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características

individuais.

2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.

- Observa a diferença entre os compartimentos.

3 – Brinquedos (toys) – Brincando (play ing)

4 – Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas. – Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.



II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.

- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e limpeza

dos objetos da escola.

2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das

mesmas.

3 – Dia das Mães (Mather’s day) 3 – Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.

4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as

características individuais.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Animais de estimação (pets)

2 – Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.

- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.

3 – Flores, árvores Nature (Natureza)

4 – Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.

5 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz

contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.



IV UNIDADE – setem bro/novembro

7

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.

2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.

3 – Halloween (Dia das Bruxas)

4 – Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.

5 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz

contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.



MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS

E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.

As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada

criança.



MOVIMENTO



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros

movimentos.

- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade

do próprio corpo.

2- Equilíbrio e Coordenação Motora

2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.

-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.

-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos

pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.



MÚSICA



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração,

intensidade e timbre.

- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.

- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.

Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção

musical brasileira e de outros povos e país.

Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.



ARTES VISUAIS



O professor verificará se o aluno desenvolveu as

seguintes habilidades:



1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.

- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.

- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.



2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.

- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.

- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.

- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.



VIDA PRÁTICA



O professor verificará se o aluno desenvolveu as

seguintes habilidades:



1- Cuidados com o corpo. (Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia

da criança).

- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.

- Escova os dentes após as refeições.

- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento

(cabelo, uniforme);

- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.

- Calça e tira roupas e sapatos,

- Dá laços e desamarra cadarços.

2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.

- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.

- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.

- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.

- Joga lixo no lixo.

- Preocupa-se com a coleta seletiva.

3- Equilíbrio e movimento de diferentes

utensílios.



- Serve-se sem precisar de ajuda.

-Transporta objetos em bandejas,

-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,

-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o

limite da borda.

- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.





JARDIM I





Fonate: COPEDIN

Língua Portuguesa Profª Roseclair.



Jardim I

I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 –Falar e Escutar – Articulação correta das palavras.

- Relato oral de novidades.

- Reconto oral de histórias, poemas, canções e adivinhas.

– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar

desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.

1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no

cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.

1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.

1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.

2 – Práticas de Leitura

- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções e adivinhas.

– Participa nas situações em que os adultos lêem diferentes gêneros.

2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.

2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer entretenimento.

3 – Práticas de Escrita – Produção de textos coletivos ditados ao professor para diversos fins.

- Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da

escrita.

3.1 – Produz textos coletivos.

3.2 – Reconhece o próprio nome.

3.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.

4 – Coordenação motora (ampla e fina)

– Reconhece e desenvolve seus limites e possibilidades através de jogos

que envolvam coordenação motora, demonstrando equilíbrio e confiança em

si mesmo.

5 – Reconhecimento e escrita do nome.

– Participa de situações cotidianas que envolvam a leitura e escrita do nome.

6 – Letras e fonemas 6 – Identifica a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros

portadores de textos.

7 – Vogais 7 – Identifica as vogais em situações de leitura e escrita do seu cotidiano.



II UNIDADE – (abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Falar e Escutar

- Articulação correta das palavras.

- Relato oral de novidades.

- Reconto oral de materiais infantis.

1 – Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.

1.1- Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.

1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.

1.3 – Conhece e reproduz oralmente histórias infantis e fatos.

1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.

2 – Práticas de Leitura.

- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções, adivinhas, poemas.

2 – Participa de situações em que os adultos lêem textos de diferentes

gêneros.

2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.

2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

3 – Articulação correta das palavras.

- Relato oral.

– Participa de situações em que as crianças lêem, ainda que não o façam de maneira convencional.

- Utiliza a linguagem oral demonstrando ampliação gradativa do

-Reconto oral das histórias infantis. vocabulário.

4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se necessita da escrita.

4.1 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.

4.2 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se faz necessário.

4.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.

5 – Coordenação motora fina 5 – Manuseia corretamente o lápis.

6 – Letra inicial do seu nome e dos colegas.

6 – Reconhece a letra inicial do seu nome e dos colegas.

7 – Vogais (conteúdo acumulativo)

7 – Reconhece as vogais em situações de uso da leitura e escrita.



III UNIDADE – agosto/setembro





O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Falar e Escutar – Articulação correta das palavras.

- Relato oral de novidades.

- Reconto oral de: histórias, poemas, canções, adivinhas, parlendas, travalínguas, quadrinhas.

– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar

desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.

1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.

1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.

1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.

2 – Práticas de Leitura – Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos.

- Canções e adivinhas

– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.

2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.

2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

3 – Práticas de Escrita.

- Produção de textos coletivos e ditados ao professor para diversos fins.

– Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário a escrita.

3.1 – Produz texto coletivo com ajuda do professor.

4 – Conhece o que dispõe no momento sobre o sistema da escrita em

língua materna.

4 – Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento.

5 – Promoção de situações em que faz-se necessário o reconhecimento de seu próprio nome.

– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.

5.1- Respeita a sua produção e a alheia.

5.2 – Escreve o seu próprio nome. – Apresentação do alfabeto.

– Reconhece as letras do alfabeto em situações de uso da leitura e escrita..

6 – Consoantes (noção) 6 – Identifica as consoantes no seu cotidiano.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades

1 – Falar e escutar – Textos prescritivos (receitas), contos, músicas.

– Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.

1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano

1.2 – Participa em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.

1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.

1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.

1.5 – Interpreta oralmente textos prescritivos, contos e músicas infantis.

1.6 – Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da

história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.

2 – Práticas de Leitura

- Canções, adivinhas, poemas.

– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.

- Observa e manuseia materiais impressos.

- Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

3 – Articulação correta das palavras no momento do relato e reconto oral de histórias infantis e

novidades.

– Participa de situações em que crianças lêem, ainda que não o façam de

maneira convencional.

4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o registro

escrito.

5 – Produção de Textos 5 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.

6 – Trabalho de indução com noções básicas do Sistema da escrita da língua materna.

(esquerda para direita, de cima para baixo, uso de maiúsculas e minúsculas)

– Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que

dispõe no momento.

7-Reconhecimento próprio nome.

– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.

- Respeita a sua produção e a alheia.

- Escreve seu próprio nome.

- Percebe e reconhece a diferença entre os diversos tipos de letra(cursiva e bastão).

8 – Vogais e consoantes 8 – Trabalho com as letras do alfabeto.

- Reconhece as vogais e consoantes nas palavras em diferentes contextos.





Matemática



I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e Sistema de Numeração decimal: contagem oral e visualização de 1 a 3.

– Reconhece e valoriza os números, contagem oral e noções espaciais e temporais como ferramentas necessárias para a resolução de problemas do seu cotidiano.

1. 1 – Utiliza noções simples de cálculo mental.

1.2 – Faz a comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou sem registros não-convencionais.

2 – Grandezas e Medidas: Vocabulário comparativo: alto/baixo; grande/pequeno; maior/menor; subir/descer; aberto/fechado.

– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.

2.1 – Estabelece comparações utilizando as noções matemáticas para resolver problemas no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.

3 – Espaço e Forma: (Introdução à geometria: ponto sobre linha, ponto sobre duas linhas, figuras geométricas, curvas abertas e fechadas).

– Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como

formas, tipos de contornos, bidimensionais, tridimensionais, faces, planos,

lados, etc.

4 – Cores Primárias 4 – Identifica as cores primárias nas paisagens do seu cotidiano os elementos constituintes da língua.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e Sistema de Numeração.

– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com registros convencionais e não convencionais..

- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.

2 – Numerais de 1 a 7. 2 – Reconhece e agrupa quantidades de 1 a 7, identificando diferentes representações numéricas através de seu cotidiano.

3 – Grandezas e Medidas:

- Vocabulário comparativo:

- Devagar/depressa

- Áspero/liso

- Amargo/doce

- Em cima/embaixo

- Quente/frio

- Dentro/fora

– Explora o espaço que o cerca localizando e classificando objetos e empregando as noções topológicas básicas.

- Introduz a noção de medida de comprimento, pela utilização de unidades não convencionais.

4 – Espaço e Forma 4 – Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando

vocabulário pertinente a diversas situações nas quais as crianças considerem necessária essa ação.

5 – Figuras geométricas (conteúdo acumulativo)

– Reconhece as figuras geométricas no ambiente que está inserido.

- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.

6 – Cores secundárias – Identifica as cores secundárias no ambiente, percebendo tonalidades.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e Sistema de Numeração.

– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou registros não convencionais.

- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as

crianças reconheçam sua necessidade.

- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de

sucessor e antecessor.

2 – Numerais de 1 a 9 2 – Reconhece, escreve e agrupa quantidades de 0 a 9, identificando a sua

representação numérica.

- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.

- Compara as escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

3 – Grandezas e Medidas

- Vocabulário Comparativo:

- Dia/noite; manhã/tarde; hoje/amanhã; mais leve/mais pesado;

- Vocabulário Comparativo: junto/separado; muito/pouco; grosso/fino.

– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.

- Introduz as noções de medida, de peso e de tempo, através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.

- Estabelece relações matemáticas discriminando semelhanças e diferenças.

4 – Espaço e Forma

- Vocabulário comparativo:

– Identifica, explica e representa a posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente.

- Para frente/para trás; em cima/em baixo.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e Sistema de Numeração. Numerais de 0 a 10.

– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.

- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com e sem registros convencionais ou não convencionais.

- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.

- Identifica a posição de um objeto numa série explicitando a noção de sucessor e antecessor.

- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.

- Faz a comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.

- Reconhece os numerais de 0 a 10.

2 – Grandezas e Medidas

- Vocabulário comparativo:

- Leve/pesado

- Estreito/largo

– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas da mesma natureza.

3 – Espaço e Forma

- Utilização de vocabulário adequado a determinadas situações com em jogos, brincadeiras…

- Figuras geométricas

– Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente.

- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.

- Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc…

4 – Sistema Monetário – Identifica as medidas do nosso sistema monetário de troca.



Natureza e Sociedade



I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

– Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.

2 – Minha escola 2 – Conhece a escola (nome, dependências, funcionários, professores.)

3 – Adaptação 3 – Tem prazer e sente-se estimulado em participar.

4 – Identidade da Criança 4 – Percebe-se como indivíduo com características próprias, e ao mesmo

tempo semelhantes a outros que fazem parte do mesmo grupo social.

5 – Eu e minha família 5– Reconhece a família como o primeiro grupo social.

6 – Datas Comemorativas

- Dia Internacional da Mulher

- Páscoa

- Dia do Circo

- Fundação da Cidade do

Salvador

- Cooperativismo

– Identifica a importância da mulher na sociedade.

- Reconhece a importância do Circo.

-Identifica os símbolos da Páscoa, compreendendo seu verdadeiro significado.

- Explora cidade e sua localização no estado a que pertence.

- Contribui para uma ação consciente de seus direitos e deveres na construção da sociedade.

7 – Os lugares e suas paisagens

– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.

8 – Objetos e processos de transformação.

– Participa em atividades que envolvam processos de confecção de

objetos.

9—Seres Vivos

- Eu e meu corpo (evolução, partes, órgãos genitais,

– Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

- Percebe os cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e saúde, de forma geral. diferenças corporais, higiene, saúde e prevenção de acidentes)

- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.

2 – Datas comemorativas:

- Dia do Índio

- Descobrimento do Brasil

- Batalha de Riachuelo

- Identifica os hábitos e costumes do índio brasileiro.

- Importância do Descobrimento do Brasil para nação.

- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e demonstra interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

- Conhece a importância da Batalha de Riachuelo.

- Reconhece manifestações culturais de um povo.

- Participa de diferentes atividades que dizem respeito às tradições culturais

de sua comunidade e de outras.

3 – Profissões: 3 -Identifica alguns papéis sociais em seus grupos de convívio, dentro e fora

de instituição.

- Identifica os profissionais no ambiente de trabalho.

- Identifica o trabalho como forma de sobrevivência e valorização humana.

4 – Dia do Livro 4 – Conhece a importância do livro para o desenvolvimento do indivíduo.

5 – Os lugares e suas paisagens.

– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e

demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.

6 – Eu e minha casa 6 – Identifica os tipos de habitação e seus diferentes cômodos.

7 – Meio ambiente: Os seres vivos

– Observa a paisagem local (construções, campo, mar).

- Utiliza com ajuda dos adultos (de fotos, relatos e outros registros) para a

observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do ano.

- Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

8 – Objetos e processos de transformação.

- Erosão, desmatamento, reflorestamento.

- Reciclagem e coleta seletiva.

– Reconhece a importância do meio ambiente no nosso cotidiano.

- Participa de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.

- Conhecimentos de algumas propriedades dos objetos produzidos.

9 – Mundo e espaço

- Criação do Sistema Solar

– Percebe o meio Ambiente que o cerca: Planeta/terra/dia/noite/continente/país/estado/cidade/bairro/zona

rural/urbana.

10 –Órgãos dos Sentidos 10 – Conhece as funções principais dos órgãos dos sentidos.

11 – Meios de comunicação:

- computador;

- correios: carta, telegrama;

- televisão;

- jornal;

- revista;

- livro.

– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem reconhecendo-se como parte integrante e atuante deste mundo globalizado (Mundo e espaço)

– Identifica os sistemas de comunicação no seu cotidiano.

- Conhece algumas propriedades e utilidades dos objetos utilizados para transmitir informação e proporcionar a comunicação entre as pessoas. (os que transmitem sons, imagens, sons e imagens, ondas etc.)



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Datas Comemorativas

- Vovó

- Papai

- Estudante

- Folclore

- Soldado

- Independência do Brasil

- Árvore

- Primavera

- Trabalha as datas comemorativas, através de atividades lúdicas, salientando a importância da comemoração dos mesmos.

2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, respeitando as tradições culturais de sua comunidade e de outros.

3 – - Meio de Transporte

- Trânsito.

- Sinalização.

- Cuidados com o trânsito.

- Identifica os diferentes meios de transporte e suas as utilidades.

4 – Os lugares e suas paisagens.

- Solo, água e mar.

– Conhece a importância dos recursos naturais na vida cotidiana.

- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes de manutenção dos mesmos.

5 – Os seres vivos

- Vegetais (germinação, classificação, partes, horta, pomar e jardim).

- Objetos e processos de transformação.

– Reconhece a importância dos vegetais para a manutenção do equilíbrio ecológico.

- Valoriza a vida nas situações em que impliquem cuidados com as plantas.

- Estabelece algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.

- Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes

épocas e por diferentes grupos sociais.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Datas Comemorativas

- Dia da Criança

- Dia do Professor

- Proclamação da República

- Dia da Bandeira

- Natal

– Trabalha as datas comemorativas através de atividades lúdicas,

identificando a importância da comemoração das mesmas.

2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.

– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do

presente e do passado.

- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interessando-se em

conhecer diferentes formas de expressão cultural.

- Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções

que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

3 – Os lugares e suas paisagens.

- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes

de manutenção dos mesmos.

4 – Objetos e processos de transformação.

– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes

grupos sociais.

5 – Os seres vivos 5 – Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

- Valoriza as atitudes relacionadas ao bem estar coletivo e individual.

- Valoriza a vida nas situações que implicam cuidados prestados aos animais.

6 – Classificação dos animais vertebrados.

– Diferencia a classificação dos animais vertebrados.

7 – Animais vertebrados e invertebrados.

– Reconhece os animais vertebrados e invertebrados no seu cotidiano.

8 – Animais

- Úteis e nocivos

– Identifica os animais estabelecendo comparações com os demais seres.

9 – Animais domésticos, selvagens.

– Reconhece a diferença entre os animais domésticos e selvagens.



Educação Física



I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Jogos de apresentação

- Exame biométrico

- Jogos tradicionais

– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;

- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos números;

- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.

- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.

- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

- Jogos de construção;

- Jogos de formação

- Jogos recreativos prédesportivos.

– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio

ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.

- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;

- Apresenta noções de lateralidade;

- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras

básicas e suas diferentes bolas.

- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

- Jogos motores;

- Jogo dos sabores;

- Jogos recreativos prédesportivos

- Jogos rítmicos

- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;

- Possuir noção de divisão e localização;

- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;

- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de

diferenciar sabores, textura e som.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

– Exame biométrico;

- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.

- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;

- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.



Língua Inglesa

Profª Edmari



I UNIDADE – setembro/abril



As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais

uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança

entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.



CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características

individuais.

2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.

- Observa a diferença entre os compartimentos.

3 – Brinquedos (toys)

- Brincando (play ing)

– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas.

- Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que

desempenham.

- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e

limpeza dos objetos da escola.

2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das

mesmas.

3 – Dia das Mães (Mather’s day)

– Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.

4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as

características individuais.



III UNIDADE – (agosto/setembro)



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Animais de estimação (pets)

– Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.

- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.

2 – Flores, árvores Nature (Natureza)

– Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.

3 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz

contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.



IV UNIDADE – (setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.

2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.

3 – Halloween (Dia das Bruxas)

– Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.

4 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz

contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.



MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS

E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.





As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as

unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade e respeitando os limites de cada faixa

etária e aptidões de cada criança.



MOVIMENTO



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de

outros movimentos.

- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

2- Equilíbrio e

Coordenação Motora

-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e

o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam

correr, subir, descer, escorregar, etc.

-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força,

velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.

-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de

materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia

cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os

dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta

papéis,etc.



MÚSICA



O professor verificará se o aluno desenvolveu as

seguintes habilidades:

1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.

- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.

- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.

Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção

musical brasileira e de outros povos e país.

Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.



ARTES VISUAIS



O professor verificará se o aluno desenvolveu as

seguintes habilidades:

1-Fazer artístico -Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.

- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.

- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.

2- Apreciação – Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.

- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.

- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor,

volume, luz, textura, contrastes.

- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação

de imagens e objetos.



VIDA PRÁTICA

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:



1- Cuidados com o corpo.

(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).

- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.

- Escova os dentes após as refeições.

- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento (cabelo, uniforme);

- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.

- Calça e tira roupas e sapatos,

- Dá laços e desamarra cadarços.

2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e

saída.

- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.

- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.

- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.

- Joga lixo no lixo.

- Preocupa-se com a coleta seletiva.

3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.

- Serve-se sem precisar de ajuda.

-Transporta objetos em bandejas,

-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,

-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.

- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.







JARDIM II





COPEDIN

LÍNGUA PORTUGUESA.

I UNIDADE – fevereiro/abril



JARDIM II – Profª Fernanda





O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Identidade e autonomia 1 – Expressa controle progressivo de suas necessidades, seus desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeita as manifestações das pessoas com

as quais convive.

2 – Coordenação Motora.

- Expressividade.

- Equilíbrio e coordenação.

– Valoriza as conquistas corporais, identifica e respeita as suas limitações e dos outros.

- Utiliza expressões intencional do movimento como forma de comunicação.

3 – Linguagem oral e escrita

- Falar e escutar

- Práticas de leitura

- Práticas de escrita

3 – Usa linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos.

- Participa de situações cotidianas usando a leitura e escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras iniciais das palavras.

– Base gramatical

- Vogais

- Encontros vocálicos

- Consoante e seus fonemas.

– Identifica nas situações diárias as letras do alfabeto e encontro vocálicos

apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras.

4 – Reconhecimento e escrita

do nome.

– Escreve seu próprio nome em situações de jogos e quando se faça necessário

a sua identificação pessoal, recorrendo ou não a um referencial.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Linguagem Oral e Escrita

- Falar e escutar

- Práticas de Leitura

- Práticas de Escrita

– Relata experiências vividas, narra fatos em seqüência temporal e causal;

- Reproduz e interpreta jogos verbais como rimas, adivinhas, poemas e canções.

2 – Base Gramatical

– Consoantes:

- p, m, v, d, r, j em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e cursivas.

– Reconhece e diferencia os diferentes tipos de letras fazendo relação entre a fala e a escrita.

3 – Sílabas: p, m, v, d, r, j e todos que surgirem no contexto de sala de aula e que

desperte a curiosidade da criança.

– Identifica, copia, lê e escreve as famílias silábicas, empregando o uso das famílias silábicas associa aos valores sonoros convencionais, emprega o uso das famílias das palavras.

4 – Leitura de quadrinhas.

- Palavras que rimam

– Interpreta e dramatiza pequenos textos, identifica personagens e palavras que rimam.

- Respeita sua produção e pela produção alheia.

III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Linguagem oral e escrita

- Falar e escutar

- Práticas de leitura

- Práticas de escrita

- Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos, participa

de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e

pontos de vista.

2 – Consoantes: n, x, t, f, c, z em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e

cursiva.

– Identifica, lê e escreve as consoantes, diferenciando suas formas, fazendo relação entre a fala e a escrita (texto – escrita)

3 – Interpretação oral de textos expositivos.

– Lê e interpreta texto identificando mesmo que com a ajuda da professora os

lementos que o compõem.

4 – Adivinhas 4 – Lê e interpreta advinhas para divertir-se tentando identificar o seu sentido.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Linguagem oral e escrita

- Falar e escutar

- Práticas de leitura

- Práticas de escrita

– Reconhece as características de jogos verbais, como quadrinhas, poemas e canções;

- Reconta histórias com aproximação das suas características originais no que se refere à descrição de personagens;

- Observa e manuseia livros, revistas, histórias em quadrinhos;

- Participa das situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

2 – Consoantes: b, q, g, h, s em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e

cursiva.

– Reconhece, lê consoantes e suas famílias, completando palavras de acordo

com a escrita, faz relação entre a fala e a escrita. (texto-escrita)

3 – Interpretação oral de textos prescritivos.

– Ouve, interessa-se e interpreta textos prescritos.

4 – Contos infantis 4 – Identifica nos contos infantis relações com sua vida cotidiana, destacando sentimentos de alegria, tristeza, amizade, etc.



MATEMÁTICA

I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Vocabulário comparativo/lateralidade:

- alto / baixo

- subir / descer

- embaixo / em cima

– Desloca-se no espaço obedecendo aos comandos e utilizando o vocabulário comparativo.

2 – Cores Primárias 2 – Reconhece as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.

3 – Espaço e Formas geométricas.

– Representa situações vivenciadas, identificando pontos de referência em

relação aos elementos de espaço e forma.

4 – Números e Sistema de Numeração.

- Numerais de 0 a 9.

- Quantidade

- Sucessor e antecessor

– Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e escrita nas situações cotidianas,

usando os números nos diferentes contextos e formas que se encontram.

5 – Grandezas e Medidas 5 – Compara grandezas, utiliza diferentes procedimentos.

- Introduz as noções de medidas de tempo, pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais, marca o tempo por meio de calendário.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Vocabulário comparativo: quente/frio; doce/amargo; áspero/liso; grosso/fino;

aberto/fechado; muito/pouco/ nenhum.

– Reconhece e compara objetos e alimentos diversos, diferencia texturas apresentadas ampliando seu vocabulário.

2 – Números e Sistema de Numeração.

- Dezena

- Números até 30.

– Ordem crescente e decrescente.

– Reconhece os números em vários contextos, identifica a dezena como

agrupamento de dez elementos e como a base do nosso sistema de numeração.

3 – Cores secundárias 3 – Estabelece relação entre cores primárias e secundárias, identificando através das misturas de tintas novas cores.

4 – Sistema monetário 4 – Identifica as diferentes cédulas e moedas do nosso sistema monetário. brasileiro.

5 – Grandezas e medidas:

- Relógio

- Calendários

– Compara as grandezas de tempo, utilizando diferentes procedimentos marca o tempo através de calendário.

6 – Espaço e Forma 6 – Explora, identifica a representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, também posição de pessoas e objetos numa cena..

7 – Subtração (situações problemas)

– Utiliza as ações das operações (retirar, comparar e completar).



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Vocabulário Comparativo:

- junto/separado,

- muito/pouco,

- curto/comprido,

- estreito/largo

- longe/perto

- dentro/fora

– Compara e utiliza as diversas ações contidas nas atitudes diárias.

2 – Numerais e Sistema de Numeração.

- Numerais até 60.

– Conta as quantidades, utiliza a linguagem oral, anotação numérica ou registros convencionais e não-convencionais, identificando a dezena como agrupamento de dez elementos e como base do nosso sistema de numeração.

3 – Pares e ímpares 3 – Utiliza os conceitos: pares e ímpares na vida cotidiana, conhece melhor os números.

4 – Inteiro e metade 4 – Aplica os conceitos de inteiro e metade na vida cotidiana.

5 – Grandezas e Medidas; 5 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, marca o tempo por meio do calendário.

6 – Números ordinais 6 – Ordena agrupamentos segundo as quantidades de elementos.

7 – Sólidos geométricos: 7 – Reconhece estes sólidos em objetos e construções encontrados na

comunidade, em casa e na própria escola.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Números e Sistema de Numeração.

- Numerais até 99.

– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver

problemas, identifica a dezena como agrupamento de dez elementos e como a

base do nosso sistema de numeração.

2 – Grandezas e medidas

- Hora e meia hora

- Comprimento

- Capacidade

- Massa

– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, identifica as

unidades de tempo: hora e meia hora.

3 – Espaço e Forma 3 – Reconhece e explora propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados, retos etc.



NATUREZA E SOCIEDADE



I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.

- A escola

- Identidade “Eu”

– Eu e minha família:

– Casa, escola

– Datas Comemorativas:

- Cooperativismo.

–Reconhece a necessidade do outro para a ampliação de seus relacionamentos.

- Reconhece e valoriza a cultura como manifestação popular..

2 – Os lugares e suas paisagens.

– Valoriza as atitudes que visem à manutenção do espaço por onde circula.

3 – Objetos e processos de transformação.

- Reciclagem

– Identifica as materiais prima para produção de materiais, participa de

atividades que envolvam produção de elementos.

4 – Os seres vivos:

- Características

- Cuidados com o corpo.

- Movimentos do corpo

- Partes do corpo

- Fases do desenvolvimento

- Higiene e saúde

- Prevenção de acidentes.

– Reconhece as características próprias do desenvolvimento do ser humano,

valoriza a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.

- Modo de ser e viver no presente e passado.

- Papéis sociais importantes.

- Patrimônio cultural

– Identifica características do grupo em que está inserido, reconhecendo a importância de alguns papéis sociais em grupos de convívio, fora e dentro da instituição;

- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.

2 – Os lugares e suas paisagens.

Eu e minha casa

Tipos de habitação;

- Bairro

- Rua

- Cidade

- Estado

- País

- Planeta Terra

– – Valoriza a prática de atitudes que visam à manutenção dos espaços por onde circula e de outros.

- Identifica os diferentes tipos de habitação, sua localização no espaço físico e

social.

3 – Objetos e processos de transformação.

- Processo de produção de alguns objetos.

- Confecção de objetos

- Características de objetos

- Cuidado no uso de objetos.

– Conhece o processo de produção de alguns objetos, participa de atividades

que envolvem a confecção de objetos, reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas.

4 – Datas comemorativas:

- Dia da Livro.

- Dia do Índio.

- Descobrimento do Brasil

- Dia do Trabalho

- Mamãe

- Dia da Batalha de Riachuelo

- São João

– Identifica as características, hábitos, costumes e herança culturais.

5 – Os seres vivos

- Características e necessidades vitais dos seres vivos.

- Ação do homem sobre o meio ambiente..

– Reconhece características e necessidades vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações e diferenças entre eles, valoriza e prática atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.

6 – Meio Ambiente:

Os fenômenos da Natureza

- Mundo e época

– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem como parte integrante e atuante deste mundo globalizado.

- Criação do sistema solar

- Planeta/terra/dia/noite

- Continente país/estado

- Cidade

- Bairro zona rural/urbana



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e

trabalhar.

– Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.

2 – Objetos e processos de transformações

– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.

3 – Datas Comemorativas

– Dia da Vovó

- Dia dos Pais

- Dia do Estudante

- Dia do Soldado

– Dia do Folclore

- Semana da Pátria

- Dia da Árvore;

- Dia da Primavera

- Participa das atividades lúdicas, referentes as datas comemorativas,

salientando a importância da comemoração dos mesmos.

4 – Meios de transporte

– Trânsito

– Reconhece sinais de trânsito e os direitos e deveres dos pedestres e

motoristas.

5 – Os seres vivos.

- Animais

- Cuidado com os animais.

- Espécies de seres vivos.

- Características dos seres vivos.

- Fauna brasileira.

6 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados com os animais, estabelece alguma relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e

trabalhar.

– Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.

2 – Os seres vivos

- Os seres vivos e cuidados com o meio ambiente.

- Cuidados com as plantas.

- Os tipos de plantas.

- Partes das plantas.

- Crescimento horta, pomar e jardim.

– Faz relação entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais, ordena o ciclo vital dos vegetais, nomeando suas partes mais importantes, reconhece as diferenças entre horta, pomar e jardim.

3 – Água

- Importância

- Estados físicos

- Utilidades

- Cuidados contra o

desperdício.

– Identifica a importância da água para a vida, cita métodos de cuidados

para não esperdiçar água.

4 – Ar:

- Importância

- Tipos

- Utilidades

–Identifica a importância do ar para os seres vivos, cita as causas da poluição do ar e sua precauções.

5 – Solo

- Importância

- Tipos

- Utilidades

– Reconhece a importância do solo.

6 – Estação do ano

- Características

– Observa as mudanças ocorridas na natureza e a relação entre fenômenos naturais e a vida humana.



LÍNGUA INGLESA

Profª Edmari



I UNIDADE – fevereiro/abril

As aulas de Língua Inglesa na educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma

forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança

entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Making Friends

- Cumprimentar e apresentarse;

compreender e executar

ações.

- Estruturas: what’s you

name? / I’m Silvia

- Vocabulário: hi, goodbye,

stand up, sit down, clap your

honds, jump, boy, girl.

– Percebe ética na prática de boas maneiras.

- Amplia o vocabulário a partir de novas expressões de cumprimentos e

despedidas.

2– Moving in!

– Foco linguistic: apresentar

pessoas da família e animais

de estimação.

- Estrutura: This is my bike /

A blue car.

- Vocabulário: mom, dad,

brother, sister, dog, car.

- Vocabulário: ball, bike,

teddy bear

This is my dad/This is my

dad/This is my mother/Jacks

brother

– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades

lúdicas.

- Percebe que a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento

intelectual.

- Identifica as pessoas do convívio familiar incluindo-se como parte integrante

dela.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Toy hunt

- Foco linguistic: apresentar e qualificar brinquedos.

-Estrutura: This is my bike / A blue car

- Vocabulário: ball, bike teddy bear, car, dole, blue, green, red,

yellow

– Percebe o cuidado que tem que ter com os brinquedos e de que forma

deve usá-lo.

- Identifica os pronomes relacionados a perto e longe.

- Relaciona objetos a cores forma e tamanho.

2 – Millie is so cute!

-Foco lingüístico: identificar e quantificar animais de estimação.

- Estrutura: look! Rabbits/let’s count the rabbits!/ four rabbits./

– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.

- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.

- Relaciona números a quantidade.

what is it?

A cat

- Vocabulário: cat, dog, fish,

rabbit, numbers



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Amazing masks

- Foco lingüístico: identificar partes do rosto e referir-se a emoções.

- Estrutura: Touch your nose/

I’m happy / Jacck’s sad

– Identifica as diversas expressões do rosto e sentimento relacionados a face.

- Compreende as expressão da face como triste, alegre.

2 – Fun with shapes!

- Foco lingüístico: identificar, qualificar, e quantificar figuras geométricas.

Estruturas: A red square/ how

many triangles? / four triangles

- Vocabulário: triangle, circle, square, rectange.

– Identifica as formas geométricas em diversas construções.

- Observa as formas geométricas em seus aspectos estruturais (casa, bola, barco e

bandeira).



IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – A big surprise!

- Foco lingüísticos: identificar e quantificar frutas, mencionar

frutas de que se gosta.

- Estruturas: How many

apples? / Six apples / I like pear.

- Vocabulário: Apple, banana,

Orange, pear, strawberry,

peach, number 1 – 10.

– Identifica as frutas, cores e forma e para que serve cada fruta.

- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz

contagem e relaciona no número adequado, explicita a noção de sucessor e

antecessor.

2 – Kittys house

- Foco lingüístico: identificar e localizar objetos, animais e pessoas nos cômodos da casa.

- estrutura: Kitty is in the living room/ The Teddy bear is in the bedroom.

- Vocabulário: bedroom,

kitchem, bathroom, living

room, vocabulário review.

– Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.

3 – Halloween (dias das bruxas)

– Percebe que o halloween é uma tradição inglesa que foi introduzido no Brasil.



EDUCAÇÃO FÍSICA

I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Jogos de apresentação

- Exame biométrico

- Jogos tradicionais

– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;

- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos

números;

- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de

um lado e do outro do corpo.

- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.

- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

- Jogos de construção;

- Jogos de formação

- Jogos recreativos prédesportivos.

– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.

- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;

- Apresenta noções de lateralidade;

- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras

básicas e suas diferentes bolas.

- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

- Jogos motores;

- Jogo dos sabores;

- Jogos recreativos prédesportivos

- Jogos rítmicos

- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.

- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;

- Possuir noção de divisão e localização;

- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;

- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de diferenciar sabores, textura e som.



IV UNIDADE – (setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

– Exame biométrico;

- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.

- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;

- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.



INFORMÁTICA EDUCACIONAL



I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – O dia de aula

1.1 – Valoriza o retorno a escola

1.2 – Identifica os ambientes escolares, os membros e funções.

2 – Identidade.

Você faz parte da nossa história.

– Identifica-se com parte integrante do grupo escolar.

2.1 – Identifica sua série e turma.

3 – Partes do computador 3 – Identifica as principais partes do computador e suas funções.

4 – Ligando e desligando o computador.

– Segue os passos necessários para ligar e desligar o computador.

5 – Aprendendo a desenhar com o Paint:

- passos para acessar o programa.

- desenho utilizando as principais ferramentas.

– Reconhece os passos para ter acesso ao programa Paint.

5.1 – Desenha utilizando as principais ferramentas do Paint como lápis, borracha preenchimento.



II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Figuras Geométricas

- Jogo do Tangran

1.1 – Utiliza as figuras geométricas do programa Paint para criar desenhos e ilustrações.

- Encaixa peças do jogo do TANGRAN

2 – Microkids studio 2 – Cria desenhos utilizando as ferramentas do programa Microkids studio.

3 – Salvando em documento:

- clicar em salvar como;

- nomear arquivo;

- clicar em salvar

– Executa os passos para salvar seus trabalhos em arquivo.

4 – Letras maiúsculas e minúsculas.

– Identifica no teclado as letras do alfabeto digita seu nome utilizando a tecla shift e caps lock



III UNIDADE – agosto/setembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Sólidos Geométricos do paint

– Identifica sólidos geométricos relacionando-os ao seu meio ambiente.

2 – Números de 0 a 30 2 – Reconhece numerais no teclado, digita a sequência numérica.

3 – Vovó 3 – Demonstra carinho pelos avós, respeita as pessoas mais velhas e conhece

os seus direitos, utiliza os recursos do Power Point e Paint para criar cartões.

4 – Dia dos Pais 4 – Reconhece a figura do pai como um grande amigo, utiliza os recursos do

PowerPoint e Paint para criar cartões.

5 – Sistema de Medidas 5 – Identifica no cotidiano a utilização do sistema de medidas.

.

IV UNIDADE – setembro/novembro



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1 – Semana da Criança

- Pesquisa de brinquedos na internet

2 – Discute a importância da criança para o nosso país, seus direitos e deveres,

pesquisa na Internet.

– Bandeira Nacional

3 – Conhece as cores e significado da Bandeira Nacional, utiliza as figuras do Paint para desenhar a Bandeira do Brasil, colori a Bandeira do Brasil com as cores correspondentes no programa Microkids Studio. – Água

4 – Conhece os benefícios da água para a vida na terra, cria frases de preservação no computador.



MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS

E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.



As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de

modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada

criança.

MOVIMENTO



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros

movimentos.

- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.

2- Equilíbrio e Coordenação Motora

2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.

-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.

-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.



MÚSICA

CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO



O professor verificará se o aluno desenvolveu as

seguintes habilidades:

1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.

- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.

- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.

2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases,

partes, elementos que se repetem etc.

Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e país.

Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.



ARTES VISUAIS



CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem

do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.

- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.

- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.

2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.

- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.

- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.

- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.



VIDA PRÁTICA



CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:

1- Cuidados com o corpo.

(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).

- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.

- Escova os dentes após as refeições.

- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento

(cabelo, uniforme);

- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.

- Calça e tira roupas e sapatos,

- Dá laços e desamarra cadarços.

2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.

- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.

- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.

- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.

- Joga lixo no lixo.

- Preocupa-se com a coleta seletiva.

3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.

- Serve-se sem precisar de ajuda.

-Transporta objetos em bandejas,

-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,

-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.

- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.

Um comentário:

Blog da Deisi disse...

♫ Oiiii !! ♫
Quanto tempo??...saudades!
Tudo bm com vc?
Vim aki te fazer uma visitinha e te
desejar uma ótima semana !! Deus Abençoe a vc e sua familia!
Está tudo muito lindo aki! Parabéns!
Bjks querida!♥
Passe lá no meu Blog! ;)

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo