Imagens Presentes Musicas Textos Atividades Obrigada pela Visita!!

16 de março de 2010

4

PASSEATA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO EM PRÓL DO REAJUSTE SALARIAL, PLANO DE SAÚDE, 33% HORA ATIVIDADE E RESPEITO AO PISO SALARIAL.

Eu fui.....
E foi emocionante!
Aliás, fizemos história! É a primeira vez que os professores da Educação Especial participam da
paralisação!
Como trabalhamos em escolas Conveniadas,nunca tivemos liberação das escolas para participarmos, mesmo sendo concursados pela Secretaria Estadual da Educaçao.
Hoje, fomos em 10 professoras pela manhã e ficamos dutante o dia lá, a tarde chegaram
mais 5 professoras!
É o começo de uma nova História...



16/3/2010 16:37:52 - Dia-a-Dia Educação in http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1433





Representantes dos professores e funcionários da rede estadual de ensino apresentaram a pauta de reivindicações no Dia Nacional de Mobilização da categoria, nesta terça-feira (16). Eles foram recebidos no Palácio das Araucárias pelo vice-governador Orlando Pessuti e pelas secretárias da Administração, Maria Marta Lunardon, e da Educação, Yvelise Arco-Verde. “O Governo do Paraná está sempre aberto para receber os professores e servidores estaduais”, disse Pessuti.



Duas das principais reivindicações da categoria receberam resposta imediata. A secretária Yvelise Arco-Verde confirmou que será aberto nesta quarta-feira um processo seletivo simplificado para contratação de auxiliares de serviços gerais. Em paralelo, a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon anunciou a homologação da nomeação de 2.259 professores aprovados no último concurso público.



As conquistas dos professores e servidores estaduais da Educação desde 2003 foram reconhecidas pela presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes. Segundo ela, o plano de cargos e salários criado pelo governo estadual trouxe segurança para a categoria.



O vice-governador Orlando Pessuti reforçou a disposição do Governo do Paraná de melhorar os salários dos professores. “Historicamente temos trabalhado pela reposição salarial e pela implementação do plano de cargos e salários da categoria”, lembrou.



Pessuti sugeriu que um grupo integrado por representantes das Secretarias da Administração e da Educação e APP-Sindicato reúna-se com a Secretaria da Fazenda para analisar a possibilidade de reajustes no futuro. Em maio, todos os servidores públicos receberão 5% de reajuste salarial.



A demanda por auxiliares de serviços gerais cresceu em quase todas as escolas estaduais. “Há um número significativo de servidores em licença e, ao mesmo tempo, houve um grande crescimento no número de matrículas, especialmente no ensino médio, o que torna necessário contratar mais servidores”, informou Ricardo Bezerra, diretor geral da Secretaria da Educação. “Até a semana passada, estávamos tentando contratar os selecionados no Processo Seletivo Simplificado realizado em 2009 justamente para atender as demandas do ano letivo atual”, explicou. De acordo com o Grupo de Recursos Humanos, os remanescentes da última seleção não atenderam ao chamamento, o que obriga a abertura de novo processo seletivo para temporários.



HISTÓRICO - Após oito anos sem aumento salarial, os professores receberam um aumento médio de 33% em 2004, com a implantação do novo Plano de Carreira, reajustes de 17,04 em 2007, 5% em maio de 2008, 10% em setembro de 2008 e 6% em 2009. Os funcionários tiveram aumento salarial de 25% a 88% em 2006, 3,14% em 2007, 5% em 2008 e 6% em 2009.



A atual remuneração inicial de um professor é de R$ 1.906,40, para jornada de 40 horas semanais - a remuneração inicial é composta pelo vencimento base, mais 24% de auxílio transporte. Em dezembro de 2002, pelas mesmas horas de trabalho o salário era de R$ 770,08.

Para professores com regime de 20 horas semanais, foi criada a possibilidade da dobra de padrão - conforme decreto nº 4213. Foi concedida a aposentadoria especial, com 25 anos de trabalho, para diretores e pedagogos.

Foram realizados três concursos públicos para professores e pela primeira vez na história da educação foi realizado concurso para funcionários administrativos e de serviços gerais das escolas. Os concursos possibilitaram a formação de quadros próprios e estáveis.

Em 2002, a rede estadual tinha em seu quadro efetivo aproximadamente 32 mil cargos de professores, e em 2009, 62 mil. O número de funcionários efetivos da Educação triplicou. Em 2002 eram 5.233 mil, e hoje são cerca de 16 mil, com 5.882 nomeações previstas para os próximos meses.



O Plano de Cargos e Salários dos professores e o Plano de Carreira dos funcionários das escolas foi aprovado por Requião. Para os professores em último nível da carreira, antes sem perspectiva de crescimento profissional, foi criado o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O projeto que vai transformar em lei esta política de governo será encaminhado à Assembléia Legislativo no dia 27 de março.

“O Governo do Paraná está sempre aberto a receber todas as categorias para conversar. É importante que os sindicalistas e representantes de classe conheçam a realidade do Estado”, disse a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon.
A valorização dos professores e servidores da Educação foi destacada pela secretária da Educação Yvelise Arco-Verde. “A situação hoje está exatamente o oposto de como se encontrava em 2002. A categoria reconhece a valorização promovida por este Governo não só em termos salariais, mas com a criação de programas como o PDE e de formação continuada, que vem recuperando a autoestima dos trabalhadores da educação”, afirmou.

4 comentários:

fofurinhas disse...

Oi, td bem? Então, foi à paralisação, é? Já fiz muito disso. Até mesmo qdo estava grávida. Os policiais jogaram bombas de efeito moral, avançaram com os cavalos sobre os professores... Ai, que horror... E fiquei com todas as faltas no meu prontuário, apesar de ter reposto todas as aulas, minuto por minuto... E o nosso governador é um b... (desculpe-me). Imagine só se ele vencer as eleições para presidente! Que será de nós, pobres mortais da educação? Mas estou aqui por outro motivo. Meu bloguinho comemora as 20 mil visitas e tem selinho da ocasião para vc, que me ajudou a conquistar esse número. Ele te espera lá na salinha Presentes para Você. Beijos.

fofurinhas disse...

Oi, td bem? Então, foi à paralisação, é? Já fiz muito disso. Até mesmo qdo estava grávida. Os policiais jogaram bombas de efeito moral, avançaram com os cavalos sobre os professores... Ai, que horror... E fiquei com todas as faltas no meu prontuário, apesar de ter reposto todas as aulas, minuto por minuto... E o nosso governador é um b... (desculpe-me). Imagine só se ele vencer as eleições para presidente! Que será de nós, pobres mortais da educação? Mas estou aqui por outro motivo. Meu bloguinho comemora as 20 mil visitas e tem selinho da ocasião para vc, que me ajudou a conquistar esse número. Ele te espera lá na salinha Presentes para Você. Beijos.

Enєιdα Lovely disse...

Oi querida vim te oferecer o selinho comemorativo do dia do blogueiro! beijinhos

Anônimo disse...

Olá!
Vim com muita alegria te oferecer um Selinho do 'Dia do Blogueiro'
Parabéns pelo nosso dia:)

Um belo dia para você e um
excelente final de semana muita paz e amor beijos fica com Deus:)

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo