11 de abril de 2010

0

DIA DO INDIO - ATIVIDADES E CURIOSIDADES





Esta atividade é muito legal, depois de estudas algumas características físicas dos indios, mostrar fotos,
peça para as crianças desenharem o rosto do indio, depois pintá-los e se quiser, pode pedir para
enfeitarem também,  a turminha adora!!!!!
como sugestão, vale a pena levar penas de galinha para a confeção do cocar do índio...




1

SUGESTÃO DE VÍDEOS INFANTIS

Trabalhando com Educação Especial, temos que ser "experts" em tudo....( claro que não conseguimos, mas ao menos tentamos...) uma das coisas que aprendi é que não adianta passar um vídeo de um filme comum ( com cerca de 60/120 minutos) eles não prendem a atenção por muito tempo... as vezes um vídeo curto com mensagem objetiva, dá um resultado muito melhor....

encontrei este site na Net e que amei pois nele estão diversas sugestões de vídeos ( cá pra nós, muitos da "nossa época")...fica a dica pra vocês....


"Vídeos para Crianças, siga o link    http://www.portalvideokids.com.br/
este é um site 100% seguro  para as crianças e com ótimas dicas para pais e educadores,
Vale a pena conferir.....

6 de abril de 2010

4

VOLTANDO A BLOGAR

Queridas amigas, seguidores e internaltas

Desculpe minha ausência nesses últimos meses, porém agora estou de volta .....


1º Aceitem o meu carinho e levem para o seu BLOG o selinho da minha amizade para com você....



2º  PROMETO que a partir de agora serei totalmente frequente e que voltarei a dividir com vcs o meu mundinho  ok???/

Beijos

27 de março de 2010

6

JOGOS E BRINCADEIRAS DA PASCOA

Chicotinho queimado com ovos!







Idade: 3 - 12 anos

Material: Mini ovos de chocolate (no mínimo 1 por criança)

Objetivo: Associar palavras. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.





Jogando:

Dividir as crianças em duas ou mais equipes.

Esconder os mini ovos em diversos locais.

Informar às crianças se estão perto ou longe dos ovos.

Quente: perto

Frio: longe.

Os ovos encontrados serão colocados em cestas. A equipe que recolher mais ovos será a vencerdora.

Ao final juntar todos os ovos e distribuir para as crianças.


Corrida da colher com ovos de Páscoa.

Idade: 5 - 12 anos

Material: Ovos pequenos de chocolate (no mínimo 1 por criança), colher (1 por equipe), cones (1 por equipe), cestos (1 por equipe) giz.

Objetivo: Executar habilidades motoras fundamentais de locomoção e estabilização. Realizar trabalho em equipe. Compreender o jogo competitivo.

Jogando:

Dividir as crianças em duas ou mais equipes arrumadas em colunas.
Marcar a linha de saída com giz. Colocar na extremidade oposta os cones.
As colunas devem ficar atrás da linha, um cesto com ovos de chocolate deverá ser colocado ao lado da primeira criança.
A criança que estiver na frente deverá pegar um ovo na cesta, colocar na colher e condizir, o mais rápido possível até dar a volta pelo cone e retornar para sua equipe, entregando a colher para o próximo da coluna. E assim sucessivamente. A equipe que terminar primeiro será vencedora.

Ao final cada criança fica com o ovo que usou na brincadeira.


Mímica de Páscoa





Idade: 7 - 14 anos

Material: Cartões com desenhos/palavras que retratem símbolos da Páscoa (ovos, coelho, cesta, símbolos religiosos, alimentos)

Objetivo: Discutir o significado da Páscoa. Expressar-se gestualmente.


Jogando:

Em uma roda de conversa discutir o significado da Páscoa e de seus símbolos. Esclarecer eventuais dúvidas.

Cada criança deverá retirar um cartão sem que as demais vejam. Um participante por vez realizará mimica que represente seu cartão e as demais tentarão adivinhar o que é.

Pode ser feito em grupo.
Boa Páscoa para todos!!!!!!

16 de março de 2010

5

PASSEATA DOS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO EM PRÓL DO REAJUSTE SALARIAL, PLANO DE SAÚDE, 33% HORA ATIVIDADE E RESPEITO AO PISO SALARIAL.

Eu fui.....
E foi emocionante!
Aliás, fizemos história! É a primeira vez que os professores da Educação Especial participam da
paralisação!
Como trabalhamos em escolas Conveniadas,nunca tivemos liberação das escolas para participarmos, mesmo sendo concursados pela Secretaria Estadual da Educaçao.
Hoje, fomos em 10 professoras pela manhã e ficamos dutante o dia lá, a tarde chegaram
mais 5 professoras!
É o começo de uma nova História...



16/3/2010 16:37:52 - Dia-a-Dia Educação in http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/modules/noticias/article.php?storyid=1433





Representantes dos professores e funcionários da rede estadual de ensino apresentaram a pauta de reivindicações no Dia Nacional de Mobilização da categoria, nesta terça-feira (16). Eles foram recebidos no Palácio das Araucárias pelo vice-governador Orlando Pessuti e pelas secretárias da Administração, Maria Marta Lunardon, e da Educação, Yvelise Arco-Verde. “O Governo do Paraná está sempre aberto para receber os professores e servidores estaduais”, disse Pessuti.



Duas das principais reivindicações da categoria receberam resposta imediata. A secretária Yvelise Arco-Verde confirmou que será aberto nesta quarta-feira um processo seletivo simplificado para contratação de auxiliares de serviços gerais. Em paralelo, a secretária da Administração, Maria Marta Lunardon anunciou a homologação da nomeação de 2.259 professores aprovados no último concurso público.



As conquistas dos professores e servidores estaduais da Educação desde 2003 foram reconhecidas pela presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes. Segundo ela, o plano de cargos e salários criado pelo governo estadual trouxe segurança para a categoria.



O vice-governador Orlando Pessuti reforçou a disposição do Governo do Paraná de melhorar os salários dos professores. “Historicamente temos trabalhado pela reposição salarial e pela implementação do plano de cargos e salários da categoria”, lembrou.



Pessuti sugeriu que um grupo integrado por representantes das Secretarias da Administração e da Educação e APP-Sindicato reúna-se com a Secretaria da Fazenda para analisar a possibilidade de reajustes no futuro. Em maio, todos os servidores públicos receberão 5% de reajuste salarial.



A demanda por auxiliares de serviços gerais cresceu em quase todas as escolas estaduais. “Há um número significativo de servidores em licença e, ao mesmo tempo, houve um grande crescimento no número de matrículas, especialmente no ensino médio, o que torna necessário contratar mais servidores”, informou Ricardo Bezerra, diretor geral da Secretaria da Educação. “Até a semana passada, estávamos tentando contratar os selecionados no Processo Seletivo Simplificado realizado em 2009 justamente para atender as demandas do ano letivo atual”, explicou. De acordo com o Grupo de Recursos Humanos, os remanescentes da última seleção não atenderam ao chamamento, o que obriga a abertura de novo processo seletivo para temporários.



HISTÓRICO - Após oito anos sem aumento salarial, os professores receberam um aumento médio de 33% em 2004, com a implantação do novo Plano de Carreira, reajustes de 17,04 em 2007, 5% em maio de 2008, 10% em setembro de 2008 e 6% em 2009. Os funcionários tiveram aumento salarial de 25% a 88% em 2006, 3,14% em 2007, 5% em 2008 e 6% em 2009.



A atual remuneração inicial de um professor é de R$ 1.906,40, para jornada de 40 horas semanais - a remuneração inicial é composta pelo vencimento base, mais 24% de auxílio transporte. Em dezembro de 2002, pelas mesmas horas de trabalho o salário era de R$ 770,08.

Para professores com regime de 20 horas semanais, foi criada a possibilidade da dobra de padrão - conforme decreto nº 4213. Foi concedida a aposentadoria especial, com 25 anos de trabalho, para diretores e pedagogos.

Foram realizados três concursos públicos para professores e pela primeira vez na história da educação foi realizado concurso para funcionários administrativos e de serviços gerais das escolas. Os concursos possibilitaram a formação de quadros próprios e estáveis.

Em 2002, a rede estadual tinha em seu quadro efetivo aproximadamente 32 mil cargos de professores, e em 2009, 62 mil. O número de funcionários efetivos da Educação triplicou. Em 2002 eram 5.233 mil, e hoje são cerca de 16 mil, com 5.882 nomeações previstas para os próximos meses.



O Plano de Cargos e Salários dos professores e o Plano de Carreira dos funcionários das escolas foi aprovado por Requião. Para os professores em último nível da carreira, antes sem perspectiva de crescimento profissional, foi criado o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. O projeto que vai transformar em lei esta política de governo será encaminhado à Assembléia Legislativo no dia 27 de março.

“O Governo do Paraná está sempre aberto a receber todas as categorias para conversar. É importante que os sindicalistas e representantes de classe conheçam a realidade do Estado”, disse a secretária da Administração e Previdência, Maria Marta Lunardon.
A valorização dos professores e servidores da Educação foi destacada pela secretária da Educação Yvelise Arco-Verde. “A situação hoje está exatamente o oposto de como se encontrava em 2002. A categoria reconhece a valorização promovida por este Governo não só em termos salariais, mas com a criação de programas como o PDE e de formação continuada, que vem recuperando a autoestima dos trabalhadores da educação”, afirmou.

12 de março de 2010

2

DIA DO CIRCO - 27 DE MARÇO







Em alguns calendários constam que o dia do
Circo é dia 15 de março, em outros a data é dia 27 de março.... bom de qualquer forma , já estão aki algumas atividades...





O Circo da Alegria



Chegou, chegou, tá na hora da alegria
Chegou, chegou, tá na hora da alegria
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia
O circo tem palhaço, tem, tem todo dia

(Repete)

Bate no bumbum bum bum bum bum
Pula num pé só só só só só
Tem barata aqui qui qui qui qui
No meu paletó tó tó tó tó

Tem pipoca ca ca ca ca
Chupa picolé lé lé lé lé
De abacaxi não faz xixi
Na sua vovó
Nosso circo é o maior!

Lá lá lá lá, rei, lá lá lá lá, rei...
Lá lá lá lá, rei, lá lá lá lá, rei...
Lá lá lá lá, rei, lá lá lá lá, rei...
Lá lá lá lá, nosso circo é o maior!



Personagens circenses com tubos de papel higienicos:







Atividades para Colorir


Fonte: http://www.dltk-kids.com/nte: home.howstuffworks.com


0

LEMBRANCINHA DA PÁSCOA - CESTINHA DE PÁSCOA

- copie e cole no word a imagem abaixo
- amplie ou reduza a imagem conforme o tamanho desejado
- imprima em uma cartolina branca no tamanho A4 (tamanho de uma folha sulfite)
- recorte
- monte e cole as laterais da cestinha
- cole a alça
- coloque um ovinho dentro da cestinha

Fonte: http://www.ideiasearte.com/2010/03/cestinha-de-pascoa.html
 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo