29 de janeiro de 2010

2

LINDOS CALENDÁRIOS PARA 2.010!

Passeando pela Net, encontrei estas atividades no blog CRIATIVIDADE EM AÇÃO
http://dionnecriatividade.blogspot.com/, muito legal, com várias dicas e sugestões bem práticas,
vale a pena conferir! Entâo: céditos para a Dionne!



*
*
*


*********



FINAL DO ANO CHEGANDO!





2

A letra "P" - Apenas a Língua Portuguesa nos permite escrever isso:



Este texto é muito criativo, podemos trabalhar com ele a partir da 3ª série do Ensino Fundamental, quando as crianças já estão alfabetizadas e já possuem conhecimento sobre adjetivos, verbos e também já conseguem escrever textos e usar bastante a imaginação!
Pode-se pedir para que, em dupla, construam uma frase  ou pequeno texto (depende do nível da turma) com a letra inicial do nome da criança, assim fica mais motivado e depois pode-se  colocar no mural com ilustrações.!


*************************************************************

Pedro Paulo Pereira Pinto, pequeno pintor português, pintava portas, paredes, portais. Porém, pediu para parar porque preferiu pintar panfletos.. Partindo para Piracicaba, pintou prateleiras para poder progredir.

Posteriormente, partiu para Pirapora. Pernoitando, prosseguiu para Paranavaí, pois pretendia praticar pinturas para pessoas pobres.. Porém, pouco praticou, porque Padre Paulo pediu para pintar panelas, porém posteriormente pintou pratos para poder pagar promessas.

Pálido, porém personalizado, preferiu partir para Portugal para pedir permissão para papai para permanecer praticando pinturas, preferindo, portanto, Paris.

Partindo para Paris, passou pelos Pirineus, pois pretendia pintá-los. Pareciam plácidos, porém, pesaroso, percebeu penhascos pedregosos, preferindo pintá-los parcialmente, pois perigosas pedras pareciam precipitar-se principalmente pelo Pico, porque pastores passavam pelas picadas para pedirem pousada, provocando provavelmente pequenas perfurações, pois, pelo passo percorriam, permanentemente, possantes potrancas.

Pisando Paris, pediu permissão para pintar palácios pomposos, procurando pontos pitorescos, pois, para pintar pobreza, precisaria percorrer pontos perigosos, pestilentos, perniciosos, preferindo Pedro Paulo precaver-se.

Profundas privações passou Pedro Paulo. Pensava poder prosseguir pintando, porém, pretas previsões passavam pelo pensamento, provocando profundos pesares, principalmente por pretender partir prontamente para Portugal. Povo previdente! Pensava Pedro Paulo... Preciso partir para Portugal porque pedem para prestigiar patrícios, pintando principais portos portugueses. – Paris! Paris! Proferiu Pedro Paulo.

Parto, porém penso pintá-la permanentemente, pois pretendo progredir. Pisando Portugal, Pedro Paulo procurou pelos pais, porém, papai Procópio partira para Província. Pedindo provisões, partiu prontamente, pois precisava pedir permissão para papai Procópio para prosseguir praticando pinturas.

Profundamente pálido, perfez percurso percorrido pelo pai. Pedindo permissão, penetrou pelo portão principal.. Porém, papai Procópio puxando-o pelo pescoço proferiu: Pediste permissão para praticar pintura, porém, praticando, pintas pior. Primo Pinduca pintou perfeitamente prima Petúnia. Porque pintas porcarias? Papai – proferiu Pedro Paulo – pinto porque permitiste, porém, preferindo, poderei procurar profissão própria para poder provar perseverança, pois pretendo permanecer por Portugal..

Pegando Pedro Paulo pelo pulso, penetrou pelo patamar, procurando pelos pertences, partiu prontamente, pois pretendia pôr Pedro Paulo para praticar profissão perfeita: pedreiro! Passando pela ponte precisaram pescar para poderem prosseguir peregrinando.

Primeiro, pegaram peixes pequenos, porém, passando pouco prazo, pegaram pacus, piaparas, pirarucus. Partindo pela picada próxima, pois pretendiam pernoitar pertinho, para procurar primo Péricles primeiro. Pisando por pedras pontudas, papai Procópio procurou Péricles, primo próximo, pedreiro profissional perfeito.

Poucas palavras proferiram, porém prometeu pagar pequena parcela para Péricles profissionalizar Pedro Paulo. Primeiramente Pedro Paulo pegava pedras, porém, Péricles pediu-lhe para pintar prédios, pois precisava pagar pintores práticos. Particularmente Pedro Paulo preferia pintar prédios. Pereceu pintando prédios para Péricles, pois precipitou-se pelas paredes pintadas. Pobre Pedro Paulo pereceu pintando...

Permita-me, pois, pedir perdão pela paciência, pois pretendo parar para pensar... Para parar preciso pensar..

Pensei. Portanto, pronto pararei..

25 de janeiro de 2010

10

"DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS" - Sinto-me escolhida!


Conta certa lenda, que estavam duas crianças estavam
patinando num lago congelado.

Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas.
De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou.

A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo.

Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:

- Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo,
sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis!

Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou:

- Eu sei como ele conseguiu.

Todos perguntaram: - Pode nos dizer como?

- É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz.

"Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados,
CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
Fazer ou não fazer algo só depende
de nossa vontade e perseverança.


Mt 22:14- Porque muitos são chamados.

MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS.

 



Sinto-me uma escolhida, pois durante muito tempo em minha vida, jamais imaginei lecionar para crianças especiais, mas minha vida foi tomando um rumo, que não planejei, e hoje não saberia viver sem o trabalho com essas criaturinhas "especiais"! Aprendi a "escutar" as mãos daqueles que não falam; aprendi a compreender os confusos, aprendi a alfabetizar e informar aqueles com o intelecto limitado, aprendi a ser mãos e pés dos que não possuem movimentos.
Amo o que faço e só faço porque AMO!
Meu sincero abraço à todas as professoras, especiais ou não!
  Vivi

22 de janeiro de 2010

4

Por favor, respondam a ENQUETE do Meu Mundinho.Com

Queridas amigas, seguidores e visitantes,

               Com o intuito de corresponder as expectativas dos leitores dos meus blogs, resolvi realizar uma enquete em cada blog.
               O primeiro é o Meu Mundinho.Com, cujo término será daki há dois (2) dias.
               Gostaria muito de ter a sua opinião, pois assim o Meu Mundinho ficará bem mais gostoso de frequentar!
              Então, vamos lá?
              Clique no selinho abaixo que já chegamos ao espaço:



                                                  A enquete está no final da coluna direita do blog.
                                                                 Obrigada !
                                                     ************************************

                            To apanhando com os Tutoriais de PSP, também deixo-os para estudar/fazer, depois que a Vitòria dorme, porque com ela por perto: SEM CONDIÇÕES!!!!!!
                            Eita menininha que tem energia de sobra!
                            Voltando: Enquanto to no faz, erra, faz,opa: errra de novo, tenta fazer e Como era mesmo?? Olha na página.........
                             .....enquanto estou nos ensaios, eu copiei essa tag para desejar-lhes:
                                         ÓTIMO SÁBADO!!!!!

                                                                                                                                                                   Créditos Imagem: Tchellyveras

BEIJOXXXX

21 de janeiro de 2010

13

OBRIGADA AMIGAS QUERIDAS PELO APOIO E COMPANHEIRISMO!




Quando resolvi 'blogar' pensei em apenas fazer do Viver e Educar com Arte,
um espaço para trocar "figurinhas" com as colegas de trabalho
da escola onde leciono, pois estavamos nos preparando para
a Semana de Arte, Ciências e Cultura -
antiga MOstra de Artes.
Várias colegas, me pediam modelos de atividades e sugestões para
o seu nível (Escolar I,II e III).
E o Viver (como o chamo carinhosamente) foi crescendo...
Para não perder o foco - eu o quero voltado para a Educação -
me vi criando o Blog da Vivi Patrice, mais voltado a artigos,
poesias, músicas e imagens; este também cresceu e
surgiu o Meu Mundinho.Com - com as
minhas vivências, histórias, sentimentos.....
Jamais pensei em chegar às 5.000 visitas,
10.000 então, nem pensar!!!!
Agora 15.000....
Não, nunca MESMO imaginei que chegasse...
E o melhor de tudo: a amizade que nasceu, que cresceu
e que hoje é muito importante no meu dia-a-dia!
Sinto falta dos comentários das amigas "chegadas",
sinto saudades daquele comentário,
da palavra amiga,
do carinho,
de você!
 Agradeço do fundo do meu coração a sua visita,
o seu retorno, quando você se adiciona como minha seguidora,
os selinhos carinhosos,
Agradeço por você existir e fazer parte do meu Viver!!!!

Leve meu selinho para postar no seu "cantinho"
(Amanhã farei outro mais caprichadinho!)



PRESENTINHOS....

Olha que graça de presente que ganhei da dedicada JOANA!!!
Obrigada amiga querida!



Este mimo foi da amiga Telva do Blog Eterno Aprendiz
É mto bom ganhar presentes de vocês!!!!






Thank you!!!!

20 de janeiro de 2010

0

SINDROME DE DOWN - DEIXANDO O NOSSO MUNDO MAIS ESPECIAL!!!

Adoro esse vídeo!
Eu que sou toda desastrada já passei por umas boas dessas!!!
Tinha uma aluna (J.) que era o meu braço direito (claro que eu dava espaço para ela e respeitava o espaço dado). Ela é toda certinha, adora as coisas no devido lugar (sem neura) e me auxiliava muito!
Saudades da Jojô.

19 de janeiro de 2010

3

UTILIZANDO O CRACHÁ COMO MEIO DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS ALUNOS

Atividades utilizando o nome de cada aluno é sempre uma boa alternativa no início do ano, pois além do aluno sentir que a professora "sabe quem é ele" ( isso lhe dá segurança), é uma forma das crianças irem (re)conhecendo o seu nome ( ou a primeira letra do nome- dependendo do nível) e de auto-afirmação, tão importante nesse retorno à escola, depois de terem passado 40 dias com a família.

Com o tempo, também vão observando o crachá dos colegas e a partir daí inicia-se o processo de alfabetização, onde estarão distinguindo as letras/palavras, reconhecendo letras, identificando-as e conhecendo-as.

É também uma forma de promover a integração dos alunos entre si e estimulando a se aproximarem do colega "novo" da turma.
IMPORTANTE - Caso vá utilizar os crachás para brincadeiras de encontrar os nomes, o enfoque deve ser a(s) letra(s), então todos os crachás devem ter o mesmo tamanho, serem da mesma cor e de preferência não ter ilustrações que desvie a atenção das letras para a figura.

Sugestões

* Ter pronto o crachá impresso em cartolina ou confeccionado em E.V.A, já recortado.
(Tudo que for feito para os alunos, deve antes de mais nada, ser feito com muito carinho e zêlo - eles se sentirão esperados, o que diminuirá as ansiedades e medos.)
* Se possível ( e dependendo do nível da turma) deixar que eles escrevam o seu nome, caso contrário, pode-se já ter riscado o nome do aluno com letras vazadas, para que eles pintem com lápis colorido, canetas hidrográficas ou mesmo Cola colorida.
* Fazer um crachá igual para a professora, que deverá usar nos primeiros dias. (mais uma vez estarão observando letras e relacionando com as do seu nome).
* Pode-se juntar os coleguinhas pelas igualdade da 1ª letra do nome; pela semelhança entre os nomes (ex. Cristiane e Liliane, Vitor e Higor...) e propor uma atividade para as duplas/ trios realizarem juntos, como a pintura da ficha da primeira folha do caderno (disciplinas)- mais uma forma de estarem repetindo os nomes e ajudando um a decorar o nome do outro.
* Pedir para que um colega observe bem a escrita do nome do seu par, inclusive promover uma conversa sobre as letras que tem no nome de ambos que se repetem , qual letra tem no nome do meu colega e não tem no meu nome.....Dar as mâos no centro da sala, formando um círculo. A professora passa recolhendo os crachás e os embaralha, depois coloca todos os crachás arrumados no centro do círculo e cada dupla de cada vez, deverá encontrar o seu crachá, um parceiro pode ajudar o outro. No final todos estarão com seus crachás.

Caso o aluno erre e pegue o crachá do colega de outra dupla, cabe ao professor avaliar se vale a pena, nesse momento, estar mediando ou não. Se a maioria "reconhece" o seu nome, acho interessante deixar que fique errado mesmo e a medida que os pares forem pegando seus nomes, vai chegar um momento em que sobrará um crachá que não pertence a dupla e estará faltando o crachá do aluno que está procurando o seu nome - nesse momento você já estará avaliando seus alunos quanto a: iniciativa, conhecimento das letras, resolução de situação problema - e aí sim você dá uma "luz":
- Mas estavam todos com o crachá com seu devido nome! Agora este está sobrando e está faltando o crachá do(a) fulano(a). O que terá acontecido?
São levantadas as hipóteses pelos alunos, a professora vai mediando até levá-los a encontrar uma solução.
                  
                     Já fiz essa técnica algumas vezes e sempre os alunos participaram bem!

* DANÇA DA CADEIRA

Arruma-se as cadeiras e coloca em cada uma o crachá de um aluno, nesse caso, todos terão uma cadeira, sairá da brincadeira, o último a encontrar o seu nome ou aquele que sentar na cadeira com o crachá do colega...

* CORRIDA DO NOME

Como uma gincana, ficam duplas de mãos dadas de um lado da sala/pátio e do outro lado, colocam-se os crachás da dupla com mais 2 ou 3 crachás de outros alunos que não estão participando nesse momento. Ao sinal da professora (ou apito) as duplas devem correr até onde estão os crachás com seus nomes, colocarem no pescoço e voltarem correndo para o local da partida. A dupla que chegar primeiro com os crachás corretos ganha.

*****************************************************
Estas atividades foram elaboradas por mim, podem copiar a vontade, só peço-lhes que dêem os devidos créditos,
                         Obrigada,
                                       Viviane Patrice

 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo