1 de dezembro de 2009

1

DECLARAÇÃO E SELINHO DE AMIZADE


Ganhei essa declaração de amizade das amigas Márcia Denise e Ana Paula Fraga,

Obrigada amigass!!!


As regras para esse selinho são estas:
Escolho dez amigos para declarar a minha amizade e os nomeio num post.
Em seguida visito os seus blogs e comunico a nomeação.
Cada um deverá nomear mais dez, e assim sucessivamente.
Não há prêmios, apenas a nossa declaração sincera de afeto.

Quer prêmio melhor que esse?
Os indicados são:
Maria João
Mônica Ramalho
Ana Paula Fraga
Thaís
Evanir e Darli
Nesia
Simone Aline
Daniele Sueli
Fernanda
Ana Flávia

2

O Natal de todo Mundo





Alemanha - Os alemães dão o nome de Estômago Gordo ao dia da véspera do Natal. Eles acreditam que quem não comer bem naquela noite será atormentado por demônios durante o sono. Bolachas de gengibre e pratos à base de porco, massas e saladas, além de Massapão de sobremesa, compõem a ceia natalina alemã.




Áustria - A árvore de Natal austríaca faz par com o presépio e é decorada com ornamentos e guloseimas. Os dias 25 e 26 são feriados nacionais e servem para visitar a família e os vizinhos. Nestes encontros são servidos pratos frios, como queijos e pães e as tradicionais bolachinhas e biscoitos de Natal. O Natal na Áustria é famoso por ser o país de origem de Franz Gruber, o compositor de "Noite Feliz", a mais famosa canção natalina.




Austrália - A ceia australiana é composta basicamente por peru, fiambre e carne de porco, com pudim de ameixa flambe. A árvore de Natal dos australianos é diferente de todas as outras, pois se trata de um arbusto nativo com pequenas folhas encarnadas.




China - Os chineses iluminam as suas casas com lanternas de papel e decoram as suas árvores com muitas luzes, tiras e flores.




Egito - Por serem ortodoxos, os egípcios festejam o Natal durante quatro semanas e para cada uma delas acendem uma vela. Eles jejuam por 40 dias e na ceia de Natal não falta pão, arroz, alho e carne moída.




França - As casas francesas têm um espaço especial reservado para o presépio, que é conhecido pela quantidade e riqueza das figuras que o compõe. Durante a ceia francesa não pode faltar o Tronco de Natal, um bolo típico com forma de tronco de árvore.




Grécia - Na véspera do Natal, as crianças gregas percorrem as ruas entoando as Kalandas - cânticos típicos da região - e como recompensa recebem doces e frutos secos. Após 40 dias de jejum, os gregos comem carne de porco, acompanhadas de Christopsomo, o pão de Cristo. A curiosidade da comemoração grega fica por conta de não haver árvore de Natal. Em vez disso, eles usam um recipiente de madeira suspenso, cheio de água, onde é pendurado um raminho de manjericão enrolado em volta de uma cruz de madeira. Todos os dias uma pessoa da família molha a cruz e com ela borrifa a casa.




Índia - Exótico. Esta palavra descreve bem o Natal indiano. Mangueiras e bananeiras são decoradas na Índia durante o Natal. Ainda, os indianos usam as folhas destas árvores para decorar suas casas, além de lamparinas de óleo nas beiradas dos telhados e folhas de plantas tropicais e velas para decorar as igrejas. O Natal na Índia é extremamente rigoroso em termos de respeito aos rituais sagrados.




Iraque - Na véspera de Natal, os cristãos iraquianos reúnem-se em família e uma das crianças lê em voz alta a história do nascimento de Jesus, enquanto a família escuta, segurando velas. Depois, acende-se a lareira e quando o fogo se apaga, todos devem saltar três vezes sobre as cinzas e pedir um desejo.




Japão - A curiosidade fica por conta das crianças japonesas, que se encantam com a manjedoura do menino Jesus e acabam conhecendo o berço, já que não é costume japonês usá-los para as crianças.



30 de novembro de 2009

2

SEMANA DA CIÊNCIA, CULTURA E ARTE

Oi Amigas, eu estava doidinha por causa dessa Semana da Ciência, Cultura e Arte...
mas até que enfim a nossa exposição foi no dia 27.11.09 - 6ªfeira... e tudo correu bem!
Graças à Deus e ao companherismo das professoras que compõe a equipe da Sala Pedagógica - Escolar I

Vou postar fotos de alguns trabalhos e depois completo com as demais, pois ainda estão na câmera e não baixei...



ANIMAIS EM EXTINÇÃO FEITOS DE CAIXINHA DE LEITE



Este pinguim foi feito com caixa de leite .
Os alunos pintaram as caixas com tinta latex branca e o acabamento é lógico que teve nossa mão. Foi utilizado E.V.A. laranja para o bico e as patas e papel camurça preto para o corpo e asas.



ANIMAIS EM EXTINÇÃO
FEITOS DE MATERIAL RECICLADO





Estes aqui, foram feitos de materiais reciclados e utilizei os CDs velhos e riscados que os alunos trouxeram
para compor os animais. A ideia eu retirei de um blog, porém os adaptei para animais em extinção que era o nosso sub-tema.
Foi um sucesso!


ANIMAIS FEITOS COM SUCATAS E MATERIAIS RECICLADOS






Aqui a criatividade tinha que dar asas à imaginação... mas ficou muito legal!



TÉCNICAS -
MOSAICO E PINTURA À GUACHE








Nesta atividade recordamos o que era animais em extinção; quais eram os animais em extinção; porque estavam em extinção e qual o habitat natural dele....
Os alunos chegaram à conclusão que a maioria tinha o habitat na floresta/selva...
Conversamos como deveria ser a floresta . Resultado: Floresta = MUUUUUUUUITA vegetação!


A proposta seguinte:
  • Procurar em revistas árvores, florestas, qualquer vegetação servia;
  • Os alunos deveriam recortar somente a parte da vegetação, deixando o resto fora.
  • Recortei todo o "material verde" quadriculando-os;
  • Passei cola numa plaquinha plástica que dispomos ( material utilizado pelo laboratório da FEPE) e que depois é jogado fora.
  • Os alunos deveriam colar os pedaços de papéis bem juntinhos, como que os unindo (imitando pastilhas de mosaíco);
  • Depois da plaquinha toda preenchida, recortamos a figura de animal (que cada um havia pintado anteriormente com tinta guache);
  • Colamos no centro da plaquinha.
Os alunos adoraram o resultado e os pais dos mesmos também!!!


PASTA INFORMATIVA













Estas fichas foram feitas com os alunos, que nas aulas de informática pesquisaram tudo sobre o animal que o grupo estava responsável. Imprimiram as características, curiosidades e fotos dos animais em questão.

Eu elaborei atividades referentes a cada tema , providenciei fotos maiores e elaborei jogos.
Exemplo de atividades: Caça- Palavras, cruzadinhas, completar frases, relacionar.
colocava os papéis com o nome do animal em questão dentro de envelopes colados na pasta, para que eles assim que localizassem a resposta, pegassem a resposta impressa e colocassem em cima, evitando escrever na pasta, assim dá para se usar muitas vezes.

Com as fotos: colei em papel cartão, passei papel contact e recortei em vários pedaços, criando um quebra-cabeça.

Montei também um alfabeto-móvel do nome do animal da pasta, preso com linha para as peças não se perderem.
Este material ficou ótimo pois, fizemos trocas de pastas entre o grupo e todos puderam jogar e conhecer um pouco mais sobre os animais estudados em sala.

Depois eu posto mais atividades que fiz com eles e as fotos da exposição...

beijos..

Fui

29 de novembro de 2009

0

SELINHO

 OLHEM QUE COISA MAIS FOFA!!!
FOI A AMIGA FANI QUE FEZ PENSANDO NAS AMIGAS E ME OFERECEU
NÃO É MARAVILHOSO VC SABER QUE EM PLENO DOMINGO A TARDE
TEM ALGUÉM FAZENDO UM CARINHO PARA VOCÊ!?

  Muito obrigada amiga! Deus te abençoe!!




Oi Pessoal,
Recebi  este selinho lindo da Migona MÁRCIA  do Blog:
"Professora Márcia Denise Dutra

Obrigada , amei!!!!






TEM REGRINHAS:

1 - Exibir, o selinho
2 - Linkar, quem te oferecer o selo
3 - Oferecer e avisar as pessoas escolhidas

Eu ofereço para:

beijos
0

SELO KREATIVE

GANHEI ESTE SELINHO DA DANI.SUELI DO BLOG:
http://scrapsdanisueli.blogspot.com/

Ele tem regrinhas:


Agradecer quem te deu o selo.
Copiar e colar.
Ser seguidora.
 Escrever 7 coisas interessantes sobre você e
 repassar pra 7 amigos.

1. Sou uma pessoa muito feliz que tira de letra os problemas que surgem;
2. Amo ler e bloggar;
3. Sou uma verdadeira leonina;
4. Tenho 5 Graduações, 3 pós graduação e em fevereiro estarei começando a 4ª.
5. Faço monografias  e digito trabalhos por encomenda;
6. Minha netinha completou 3 meses 2ª feira;
7. Meus irmãos são gêmeos e 4 anos mais novos que eu...

Não sei se isso é interessante, mas aposto q muitas coisas vocês não sabiam.... rssssssssssssssssssss

ah! não tem como seguir o meu blog devido o templates dele, mas vc pode levar o meu link e aí fica mais fácil de se lembrar de mim e me visitar..... beijos...
 
OFEREÇO PARA:

todas as amigas blogueiras... podem pegar, porque acho que todas nós temos muita criatividade
0

Selinho de Blog




Recebi da amiga Ana Paula do 'Blog Aprendendo e Brincando'!!!Obrigada!!!


REGRAS:


1-Copiar o selinho para o seu blog.
2-Deixar um comentário no blog amigo que te indicou.
3-Linkar o blog amigo que te indicou.
4-Indicar blogs que você acha que compartilha tudo com todos.
5-Deixar uma mensagem explicando o que é compartilhar.


                                    Para mim compartilhar é vc dividir: informações, amizade, materiais, alegrias, tristezas, dúvidas, sonhos, oração, compartilhar a vida...
 é dar sem esperar receber, ter prazer em ajudar o outro!!!!
Compartilhar é o que nós Blogueiras fazemos, assim que abrimos uma página de blog..
 
OFEREÇO PARA:
1.http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
 
pois são professoras que dividem MUITA coisa conosco...
beijos à todas e
muito obrigada para a Andreza e p Joelma por não serem egoístas...
 

27 de novembro de 2009

1

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

O professor está sempre errado


(Jô Soares)


O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção. é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo