7 de outubro de 2009

1

DO OUTRO LADO DO MURO


O livro Ouvindo Vozes- História do hospício e lendas do Encantado, de autoria do psiquiatra Edmar Oliveira, traz uma crítica ao atual serviço manicomial brasileiro. Os personagens principais da obra são pessoas internadas ou que já passaram pelo Instituto Municipal Nise da Silveira , fundado em 1852, no Rio de Janeiro. Oliveira é diretor há uma década do referido instituto e participa deste 1980 da luta antimaninomial; tal experiência, serviu como inspiração para o ator Stênio Garcia interpretar o personagem dr. Castanho, na novela "Caminhos das Índias", da Tv Globo.

6 de outubro de 2009

5 de outubro de 2009

0

Atividades para o Dia do Professor

Estas atividades eu retirei do blog FERRAMENTA PEDAGÓGICA.



























0

ORAÇÃO DO PROFESSOR

Oração do Professor (I)


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.
Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas
e te ofereço todos os meus dons.
São grandes os desafios de cada dia,
mas é gratificante ver os objetivos alcançados,
na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.
Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.
Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.
Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre
e comunicador para melhor poder servir.
Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .
Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!


Autor: desconhecido
0

ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR

Como surgiu o dia do professor??

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil.
Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.
O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.
O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fontes: Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com
1

Frases sobre o DIA DO PROFESSOR



Ser professor é saber estar disponível aos colegas

e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca

enriquecedora de saberes e sentimentos,

sem perder a própria identidade.


Ser professor é ser um escolhido que vai fazer

"levedar a massa"para que esta cresça

e se avolume em direção

a um mundo mais fraterno e mais justo.


Ser professor é ser companheiro do aluno,

"comer do mesmo pão",

onde o que vale é saciar a fome de ambos,

numa dimensão de partilha..


Ser professor é ter a capacidade de

"sair de cena, sem sair do espetáculo".


Ser professor é apontar caminhos,

mas deixar que

o aluno caminhe com seus próprios pés...

2 de outubro de 2009

0

Atividades para Colorir no Dia da Criança



Para ampliar é só clicar com o botão direito e copiar.
Abra uma pagina do word e "cole". clica sobre a figura e ela vai ficar com uma moldura, é só ampliar esta moldura e fica no tamanho do sulfite....

bjs



























































































 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo