16 de julho de 2009

2

SELINHO!!! oba!!!


Ganhei esse selinho da amiga Joelma do blog http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/07/selinho.html

Porque Diálogo e Educação?
Porque não há educação sem o diálogo entre todos os seguimentos da sociedade. educação é uma ação dialética em que ela influencia sociedade e a sociedade influencia a educação. Uma não existe sem a outra (Prof. Cida.)


Regras para pegar o selinho:
1- copiar o texto acima
2- Linkar o blog doador
3- Escolher 1o blog´s e avisá-los do selinho.
Esses blogs são 1000:



Foram escolhidas a dedo! Espero que tenham gostado e que continuem colocando
a educação na Net... quem sabe assim poderemos melhorar o nosso país!
Beijo no coração de todas vcs!

Viviane Patrice

15 de julho de 2009

3

ARTE NAS FÉRIAS




Olha só as toalhinhas que pintei para a Maria Vitória levar no retorno às aulas, são para os momentos da Higiene Bucal!

14 de julho de 2009

5

Trabalhando na Educação Especial

Há tempos estou na área da Educação, mas somente em 2005 passei realmente a me dedicar à Educação Especial.
O princípio não foi fácil, pois como ocorre com a maioria das pessoas a insegurança me apavorou! Como lidar com aqueles anjos de forma a trazer o bem, o desenvolvimento e o crescimento deles?
E aos poucos pude verificar que era tão fácil, que na verdade somente a prática é que nos levaria ao sucesso.
Sim, NOS LEVARIA, pois esse é um trabalho desenvolvido não pelo professor, é desenvolvido principalmente pela alma e potencialidade dos ditos: Portadores de Necessidades Especiais!
Pude comprovar ao longo desses anos que a diferença na educação do aluno com necessidades especiais são: o AMOR, a DEDICAÇÃO e principalmente acreditar que esses seres SÃO CAPAZES como qualquer outro ser; apenas o seu tempo é diferente dos demais!
Não há receita pronta, não há manual para trabalhar com a aprendizagem dos que possuem necessidades especiais, pois cada um é ÚNICO.
Mesmo numa classe com turma reduzida ( de 6 a 10 alunos), não se pode preparar uma aula acreditando que a mesma atividade será desenvolvida igualmente por todos. Cada qual tem seu grau de cognição, sua habilidade, seu capricho, sua maneira de compreender o que está sendo construído.
Sou muito feliz e me realizo cada dia mais em trabalhar com meus alunos Deficientes Intelectuais!
Tenho prazer em pesquisar, em preparar as aulas e elaborar atividades para eles; e sempre acho que fiz pouco, que deveria ter mais tempo para pesquisar, para confeccionar jogos, brincadeiras, materiais para que pudesse estimular o que está adormecido ou pouco "cutucado"!
Meus lemas: "TRABALHAR COM A CAPACIDADE E JAMAIS COM OS LIMITES!"
"TRABALHAR SEMPRE BUSCANDO ULTRAPASSAR O QUE FOI O LIMITE DE ONTEM!"
com carinho,
Vivi
...Se não posso, de um lado, estimular sonhos impossíveis. Não devo, de outro lado, negar a quem sonha o direito de sonhar... ( Paulo Freire)


13 de julho de 2009

1

ESTOU DE CARA NOVA!!!!!

Olá pessoal,

As boas novas começaram pela nova roupagem do meu blog....
Ficou lindo né????

Foi feito pela DEIA E BELLE CRIAÇÕES!

30 de junho de 2009


Ganhei este selinho da Mônica Ramalho do Blog Fofuchinho's adorei!!
Regrinhas:
Cite 8 características suas;
Repasse para os blogs amigos;
Avise quem recebeu o selinho;
Poste os nomes dos blogs ganhadores.

Características minhas:
responsável;
carinhosa;
criativa;
facilidade para desenhar;
amo aprender;
viciada em leitura;
sincera;
amiga.
0

Meio Ambiente: Uma questão de Atitude

A questão ambiental tem sido atualmente alvo de discussões na sociedade, tanto no ambiente político, empresarial como acadêmico. Termos como aquecimento global e desenvolvimento sustentável passaram a fazer parte do vocabulário do dia a dia das pessoas.

A preocupação tornou-se constante, mas pergunta-se: o que as pessoas têm feito para mudar suas atitudes com relação à questão ambiental? Mesmo distante das decisões sobre as grandes questões ambientais, há muitas atitudes que qualquer cidadão pode tomar em seu convívio social.
È comum, e quase natural, pessoas jogando papel nas ruas e calçadas, sem ter uma preocupação com os danos que essa atitude pode estar causando ao meio ambiente.
Muitas vezes as pessoas realizam, inconscientemente, algumas ações como, por exemplo, esquecem torneiras ligadas, não apagam as luzes ao ser o último a sair de determinado ambiente e pode-se perceber que essas ações são automáticas.
Mudar o comportamento de pessoas adultas, com hábitos já arraigados, e que não receberam uma educação ambiental exige um grande esforço. A maneira pela qual o homem assimila determinados conteúdos vai estabelecer conceitos padrões dentro de si, que geralmente são persistentes.
Quando criança, o homem recebe algumas informações que vão formando idéias e conceitos que passarão a fazer parte integrante da sua vida, conduzindo-o sempre em suas decisões e atitudes comportamentais, por isso torna-se importante sensibilizar as pessoas com relação a questão ambiental para que possam agir de forma ética em relação ao meio ambiente.
As discussões tocam exatamente neste ponto, pois é chegada a hora de repensarmos nossas atitudes e criarmos um padrão de comportamento mais coletivo pensando no bem estar de toda uma sociedade da qual fazemos parte e, disso depende a nossa condição de vida, tanto em termos de recursos naturais como em saúde.
Nesse sentido se faz necessário que as pessoas mudem seus hábitos para contribuir com a preservação do patrimônio que pertence a todos, o meio ambiente.
Mas a realidade que se enfrenta para resolver essa questão não é das mais simples porque é quase inerente no ser humano a dificuldade de mudar hábitos, sejam eles quais forem, alguém sempre irá resistir quando se tiver que mudar algum hábito.
A mudança de atitude em relação ao meio ambiente implica em duas questões fundamentais, o exercício da cidadania, compreendida como sendo a consciência de seus deveres e direitos no convívio social e a responsabilidade social, como sendo os efeitos que cada ação pode interferir na sociedade como um todo, pois quando o indivíduo toma consciência de seus deveres e direitos perante si mesmo e a sociedade em que vive e age sempre respeitando o bem comum, pode-se obter o primeiro passo em direção à mudança de atitude.
Sobre esse aspecto está sendo desenvolvido na Universidade Estadual de Maringá um projeto denominado Cidadania com Responsabilidade Social, cujo objetivo é sensibilizar toda a comunidade universitária quanto a responsabilidade de cada um na conservação e preservação do ambiente em que vivem, principalmente com relação ao patrimônio público, para diminuir o impacto, que algumas ações como deixar luz acesa, ventiladores e equipamentos ligados e jogar lixo no chão causam ao meio ambiente e oneram os gastos da universidade.
O projeto é apresentado à comunidade acadêmica no sentido de mostrar a cada ser humano que, independente da posição que ocupe dentro da Universidade e com pequenas atitudes pode colaborar para a manutenção e conservação do ambiente.
Com metas de longo prazo, o grande esforço do projeto está em formar uma nova cultura, um novo modo de pensar e agir com o que é de todos, e, a partir disso, que este comportamento também se reflita na comunidade externa.
0

Pequenas Empresas investem em SUSTENTABILIDADE

"O projeto “Garrafa Sustentável” une produtores de todo o Brasil, trazendo ao mercado a garrafa de vidro de 290ml retornável, e promovendo economia em escala e geração de empregos."

Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil anunciou nessa segunda-feira, 22, um investimento no valor de R$ 20 milhões em melhorias no setor de bebidas, por meio do projeto “Garrafa Sustentável”, que tem como objetivo produzir garrafas em vidro retornáveis, em três embalagens, nos tamanhos 200 ml, 290 ml e 1.000 ml, assim como uniformizar a produção e o transporte das garrafas.
Os recursos para a realização do projeto, que será implantado a partir do segundo semestre de 2009, são provenientes de parceria fechada com a Caixa Econômica Federal – CEF no início de junho.
A AFREBRAS, que representa mais de 130 pequenos e médios fabricantes nacionais de refrigerantes, concentrará suas ações em 6 áreas principais:
Promover a organização setorial;
Fomentar o desenvolvimento, crescimento e a competitividade das fábricas nacionais;
Reduzir custos de forma global para o setor, com o compartilhamento das garrafas;
Aumentar divisas;
Gerar riquezas e empregos para as regiões onde as fábricas estão instaladas; e
Fortalecer o setor para fazer frente aos dois grandes concorrentes internacionais, que correspondem a cerca de 90% do faturamento do setor.
O programa “Garrafa Sustentável”, inicialmente, será responsável pela produção de 20 milhões de garrafas, logo no primeiro ano de implantação, e mais 20 milhões no segundo ano, tendo sido projetado seguindo as regras de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, prática que vem sendo adotada em todo o mundo.
“O investimento tem como objetivo estimular ainda mais a economia brasileira e a concorrência, expandir negócios, aprimorar a qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, gerar empregos”, revelou o presidente da AFREBRAS, Fernando Rodrigues de Bairros.
Hoje, mais de 30 empresas associadas à AFREBRAS já adotaram a iniciativa, ou seja, mais de 30% do setor já comunga do projeto. Os demais produtores devem aderir nos próximos dois anos.
Fonte:
RedeNoticia
 
©2010 Rachel Por Templates Rachel Melo