Há tempos estou na área da Educação, mas somente em 2005 passei realmente a me dedicar à Educação Especial.
O princípio não foi fácil, pois como ocorre com a maioria das pessoas a insegurança me apavorou! Como lidar com aqueles anjos de forma a trazer o bem, o desenvolvimento e o crescimento deles?
E aos poucos pude verificar que era tão fácil, que na verdade somente a prática é que nos levaria ao sucesso.
Sim, NOS LEVARIA, pois esse é um trabalho desenvolvido não pelo professor, é desenvolvido principalmente pela alma e potencialidade dos ditos: Portadores de Necessidades Especiais!
Pude comprovar ao longo desses anos que a diferença na educação do aluno com necessidades especiais são: o AMOR, a DEDICAÇÃO e principalmente acreditar que esses seres SÃO CAPAZES como qualquer outro ser; apenas o seu tempo é diferente dos demais!
Não há receita pronta, não há manual para trabalhar com a aprendizagem dos que possuem necessidades especiais, pois cada um é ÚNICO.
Mesmo numa classe com turma reduzida ( de 6 a 10 alunos), não se pode preparar uma aula acreditando que a mesma atividade será desenvolvida igualmente por todos. Cada qual tem seu grau de cognição, sua habilidade, seu capricho, sua maneira de compreender o que está sendo construído.
Sou muito feliz e me realizo cada dia mais em trabalhar com meus alunos Deficientes Intelectuais!
Tenho prazer em pesquisar, em preparar as aulas e elaborar atividades para eles; e sempre acho que fiz pouco, que deveria ter mais tempo para pesquisar, para confeccionar jogos, brincadeiras, materiais para que pudesse estimular o que está adormecido ou pouco "cutucado"!
Meus lemas: "TRABALHAR COM A CAPACIDADE E JAMAIS COM OS LIMITES!"
"TRABALHAR SEMPRE BUSCANDO ULTRAPASSAR O QUE FOI O LIMITE DE ONTEM!"
com carinho,
Vivi
...Se não posso, de um lado, estimular sonhos impossíveis. Não devo, de outro lado, negar a quem sonha o direito de sonhar... ( Paulo Freire)